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Por que ônibus e caminhões não descem pela Imigrantes?

Se você já viajou pela Rodovia dos Imigrantes, sabe que a descida da serra não é moleza. Mas você sabe por que ônibus e caminhões não descem pela Imigrantes? Parece até contraditório, afinal, a Imigrantes é uma das principais vias que conecta São Paulo ao litoral, mas o motivo dessa proibição vai muito além da simples questão de trânsito.

Em 2005, a Ecovias, concessionária responsável pela Rodovia dos Imigrantes, contratou a Universidade de São Paulo (USP), mais especificamente o Departamento de Engenharia e Aeronáutica da USP de São Carlos, para realizar um estudo técnico sobre os riscos do tráfego de veículos pesados pela serra.

Foram feitos 76 testes com caminhões e outros veículos pesados, variando de 4 a 74 toneladas, descendo pela Imigrantes. O que se descobriu foi alarmante: os veículos pesados exigem uma frenagem muito maior do que os carros de passeio, o que faz com que o sistema de frenagem entre em superaquecimento. E esse superaquecimento pode, simplesmente, causar falhas nos freios, algo extremamente perigoso, principalmente em descidas íngremes.

A Ecovias, com base nesse estudo, resolveu implementar a proibição de veículos pesados (como caminhões e ônibus) na descida da Imigrantes.

Por que a Imigrantes é um risco para veículos pesados?

A própria Ecovias explica que a declividade acentuada, a geometria da rodovia e os túneis longos são fatores determinantes para a proibição.

Declividade de 6%

A Imigrantes tem um trecho de 11 quilômetros de descida com declividade média de 6%. O que isso significa? Que, a cada 100 metros percorridos, o motorista desce 6 metros. Essa inclinação é considerável e exige um controle muito mais preciso da velocidade, algo que é extremamente difícil de garantir em veículos grandes.

Uso excessivo dos freios

Devido à inclinação da pista e ao traçado reto, que facilita a aceleração involuntária dos veículos, o motorista precisa usar freios com muito mais frequência para controlar a velocidade. Isso gera um aquecimento nos freios — um problema sério, já que os sistemas de frenagem de caminhões e ônibus não são projetados para suportar temperaturas tão altas. O risco de falha nos freios, portanto, é uma preocupação constante.

Longos túneis

Cerca de 70% do trecho de descida da Imigrantes é coberto por túneis. Isso pode até ser visualmente impressionante, mas é um desafio para quem dirige. Esses túneis criam um ambiente confinado, com pouca visibilidade e pouco espaço para manobra, o que torna ainda mais difícil para o motorista de um caminhão ou ônibus lidar com a pressão da descida.

Alternativas seguras para o tráfego de veículos pesados

Se você é motorista de caminhão ou ônibus e precisa fazer o trajeto entre São Paulo e o litoral, a boa notícia é que há alternativas seguras! A Rodovia Anchieta (SP-150), por exemplo, é a principal rota recomendada para esses veículos – vamos entender por quê:

Rodovia Anchieta

A Anchieta é a principal alternativa para quem está transportando carga ou passageiros e precisa ir para o litoral. Ela apresenta menos inclinação do que a Imigrantes, o que significa menos risco de superaquecimento dos freios e maior facilidade para controlar o veículo pesado. Além disso, a rodovia tem faixas adicionais e áreas de descanso no percurso, o que contribui para um trajeto mais seguro.

Rodovia Cônego Domênico Rangoni

A Cônego Domênico Rangoni, outra via importante da Baixada, é outra opção interessante. Ela conecta a Rodovia Anchieta ao Guarujá, passando por cidades como Cubatão. Essa estrada também é bastante usada por motoristas de veículos pesados e oferece uma alternativa segura para quem precisa acessar outras regiões por aqui.

Porto de Santos

Ah! E não podemos esquecer do Porto de Santos. O porto oferece infraestrutura moderna para o transporte de cargas pesadas, com acesso por vias expressas e ferroviárias, o que minimiza o impacto no tráfego rodoviário e evita a sobrecarga das rodovias.

A proibição do tráfego de veículos pesados na descida da Imigrantes é uma medida essencial para preservar a segurança das pessoas que trafegam por ali.

Agora, com alternativas como a Rodovia Anchieta e a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, o transporte de cargas e passageiros segue de forma segura e eficiente. O importante é respeitar as regras e seguir as rotas adequadas.

Valentina Tilly
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