Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Exposição Afeto e Memória celebra arte preta na fotografia

Dez artistas negros mostram suas visões da vida, da alegria, da morte e de o que é viver no mundo na exposição Afeto e Memória, que chega à Baixada Santista em duas cidades. Santos e Praia Grande recebem a itinerância da mostra em setembro e outubro, respectivamente.

O projeto é uma exposição fotográfica gratuita com 40 obras que exploram a relação entre memória e afeto na cultura afrobrasileira.

www.juicysantos.com.br - Exposição Afeto e Memória celebra arte e cultura preta na fotografiaFoto: Julio Cesar Almeida

Nas imagens, estão temas como ancestralidade, vida cotidiana e a conexão com o sagrado. Cada uma delas convida o público a refletir sobre as experiências e emoções da população negra, destacando a importância da representatividade e das narrativas pretas na sociedade.

Sugestões para você

A curadoria é de Bárbara Copque e Rosane Borges.

Conversas e visitas guiadas

Além das fotos, a programação 100% gratuita inclui rodas de conversa com os artistas, visitas mediadas com alunos da rede pública e oficinas de audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva. Esses eventos oferecem uma oportunidade para discutir temas relevantes, como a importância da memória e do afeto na construção da identidade cultural.

A idealizadora do projeto, Eliária Andrade, ressalta a importância de criar espaços de visibilidade para fotógrafos negros. Em especial, em um país onde a população preta sempre esteve à margem da produção cultural. Para ela, representa o fortalecimento da narrativa preta por meio da fotografia e das memórias culturais.

www.juicysantos.com.br - Exposição Afeto e Memória celebra arte e cultura preta na fotografiaFoto: Eliária Andrade

No dia da abertura em Santos (4 de setembro), às 14 horas, haverá uma roda de conversa com os artistas Daisy Serena, Gsé Silva, Helen Salomão e Mari Ser. Em Praia Grande, a inauguração no dia 31 de outubro terá bate-papo com Eliária Andrade, Bete Marques, Júlio César e Rodrigo Zaim. Esses encontros prometem ser um espaço de troca e aprofundamento nas temáticas da exposição.

O projeto foi contemplado pelo Edital 20/2023 – Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo, o que possibilitou sua realização e expansão para outras cidades do estado, depois de passar por São Paulo e Campinas.

Não perca as melhores notícias: entre na comunidade do Juicy Santos no Whatsapp

Exposição fotográfica Afeto e Memória

Em Santos, a exposição Afeto e Memória fica de 4 a 27 de setembro na Galeria Patrícia Galvão, Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

Já em Praia Grande, de 31 de outubro a 8 de dezembro no Palácio das Artes, na Av. Presidente Costa e Silva, 1.600, Boqueirão.

Avatar
Texto por