Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Ecoboats: conheça os barcos que tiram o lixo do mar de Santos

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você encontrar uma dessas embarcações da foto no mar de Santos, já sabe: eles estão lá pra deixar a nossa costa mais limpa. Os ecoboats agora fazem parte da paisagem martítima da cidade como forma de ampliar a retirada de detritos do oceano.

Esse reforço na luta contra a poluição marinha é mais uma ação para ajudar na preservação ambiental dos ecossistemas da Baixada Santista.

www.juicysantos.com.br - Ecoboats conheça os barcos que tiram o lixo do mar de Santos

Isso porque a poluição dos oceanos é um problema alarmante em escala local, mas também global. Segundo a ONU Meio Ambiente, mais de 8 milhões de toneladas de plástico vão para os mares do planeta todos os anos, afetando a vida marinha, a pesca e o turismo. Estes resíduos trazem consequências devastadoras, causando a morte de milhões de animais anualmente devido à ingestão e enredamento.

Em Santos, onde a atividade portuária intensa e o turismo são cruciais para a economia local, a preservação das águas não é apenas uma questão de responsabilidade ambiental, mas também econômica.

Até 5 toneladas por mês

Os ecoboats, na prática, prometem ajudar a conter esse avanço de poluentes que poderiam afetar negativamente diversas esferas da vida da cidade e suas áreas adjacentes.

São barcos tipo catamarã equipadas com um sistema inovador que permite a coleta eficiente de detritos flutuantes. A estimativa é que a ação retire, em média, nada menos do que cinco toneladas de resíduos por mês. Cada embarcação vai contar com um marinheiro e um auxiliar operacional.

www.juicysantos.com.br - Ecoboats conheça os barcos que tiram o lixo do mar de Santos

Como funciona o ecoboat?

A estrutura tem uma abertura central, entre os dois cascos do barco, que direciona os resíduos flutuantes para dentro de um cesto coletor que dispensa a água e retém o lixo que fica boiando. Cada barco tem capacidade de armazenamento de 3,5 metros cúbicos e atende a todas as condições de segurança da Marinha Brasileira e às Normas da Autoridade Marítima (Normam).

Portanto, o lixo vai para o ecoboat antes que ele afunde ou seja levado para o mar aberto, evitando impactos nas praias da região. Entre os dejetos que podem ser captados pelos veículos estão plásticos, garrafas, madeiras, resto de móveis, embalagens e outros sólidos.

A operação, iniciada no dia 16 de junho, faz dois trajetos estratégicos: o Estuário e a Ponta da Praia. Os roteiros não são por acaso: têm a ver com as correntes e a movimentação das marés. Esta divisão garante uma cobertura ampla das áreas mais afetadas pela acumulação de resíduos, frequentemente trazidos pelas correntes marítimas.

www.juicysantos.com.br - Ecoboats conheça os barcos que tiram o lixo do mar de Santos

Essas são as rotas:

  • Ecoboat Estuário: fará percursos pela região da Alemoa, início do canal do Porto de Santos, Rio das Pedras, Ilha dos Bagres, Ilha Piaçaguera, entre outros pontos.
  • Ecoboat Ponta da Praia: fará percursos pela região da Ponta da Praia, final do canal do Porto de Santos, Terminal Pesqueiro, Travessia das Balsas Santos/Guarujá, Ponte Edgard Perdigão, entre outros trechos.

A tecnologia de cada ecoboat permite a separação dos resíduos da água, retendo os sólidos enquanto a água é devolvida ao mar, limpa.

Marcelo Passos da Cruz, marinheiro e coordenador da ação, destaca que, além de melhorar o aspecto visual das águas de Santos, o projeto traz benefícios diretos à fauna e vegetação do nosso mar.

Águas mais limpas protegem a fauna aquática, incluindo peixes, tartarugas e aves marítimas, que dependem de um habitat seguro para sobreviver.

Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.

Avatar
Texto por

Contato