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A CaliforU começou em Santos com R$ 300 e agora ganhou o Brasil

Uma pulseira artesanal comprada durante uma viagem a San Diego, na Califórnia, foi o pontapé inicial para uma das marcas mais queridas de acessórios da Baixada Santista. A CaliforU, que nasceu em 2014 da mente criativa de Renato Arakaki, hoje virou sinônimo de estilo e personalidade, além de uma história de empreendedorismo de sucesso.

Durante um rolê pelo bairro de Old Town, Renato ficou impressionado com a influência dos acessórios na cultura do skate e do surf local. Foi ali que surgiu a ideia de criar uma marca brasileira que fugisse do tradicional. O nome? Uma sugestão da irmã Carol: “CaliforU”, uma abreviação descolada de “California for you”.

Primeiras peças

Mas foi só em 2016 que o sonho começou a virar realidade. Com R$ 300 emprestados da esposa Pamela, Renato produziu suas primeiras peças para venda. O teste inicial aconteceu em um estúdio de tatuagem no Miramar Shopping. E, para surpresa de todos, o estoque inteiro voou das prateleiras em apenas dois dias!

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Já dá pra imaginar o quanto esse fato impulsionou a vontade de fazer ainda mais dar certo, né?

Os produtos hitaram tanto que a marca chegou a ter itens em cerca de 100 pontos de venda diferentes.

Em 2018, veio a virada. A CaliforU apostou em quiosques próprios em importantes shoppings do litoral de São Paulo, como Praiamar e Miramar e até subiu a serra e para abrir uma unidade no Center Norte, em São Paulo.

www.juicysantos.com.br -Da Califórnia para Santos: a CaliforU começou com um empréstimo de R$ 300

Para dar conta do crescimento, em 2021, Renato convidou um amigo de infância, Renan, para ajudar na gestão. Com mais de uma década de experiência na área, essa parceria permitiu que Renato focasse em sua verdadeira paixão: o desenvolvimento dos acessórios. Dessa forma, o empreendedor coloca criatividade e a personalidade da CaliforU na linha de produção.

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Além das pulseiras, vende colares, brincos, braceletes, anéis e óculos de sol, tanto para o público masculino quanto para o feminino, seja para o dia a dia ou para ocasiões especiais, nos mais diferentes materiais, como couro, pedra e ligas metálicas. E o mais legal: com um ótimo custo-benefício a partir de R$ 59,90.

Atualmente, a marca faz uma média de 8 mil peças por mês, com coleções novas sendo lançadas a cada ano.

Sem deixar as raízes

Hoje, a CaliforU mantém sua oficina própria na Rua Oswaldo Cruz, 432, no Boqueirão, em Santos. É lá que as criações da marca ganham vida pelas mãos de artesãos locais.

O espaço, que também funciona como loja e estúdio de tatuagem, reflete a identidade única da CaliforU e o lifestyle caiçara.

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