Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Moradores dos morros santistas produzirão documentário

As subidas e descidas dos morros guardam diversas histórias que, muitas vezes, são esquecidas por seus próprios protagonistas: os habitantes do bairro.

Para dar uma nova perspectiva do local e sua vizinhança, pela primeira vez, os moradores dos morros santistas produzirão um documentário.

Oficina de Doc (2)Imagem: Divulgação

A ideia surgiu através da união entre Guerreiros do Progresso, Instituto Elos e Instituto Querô. A parceria deu fruto às Oficinas de Documentário com os moradores e, por meio delas, um filme sobre o Aluguel de Chão – com depoimentos abordando a temática – será produzido.

Além de pessoas da Vila Progresso, participam também o Morro do Tetéu, Morro do José Menino, Vila dos Criadores (Santos) e Vila Charms (São Vicente).

“A oficina vem para complementar o trabalho que estamos realizando em parceria com o Elos desde o início do ano. Mais do que capacitar os moradores em audiovisual, o objetivo maior é fazer com que eles consigam, por meio do cinema, olhar para o próprio bairro e as pessoas que vivem nele”, comenta o coordenador de projetos do Instituto Querô, Claudio Maneja Jr.

As gravações já têm data: dias 15 e 21 de novembro!

Durante as oficinas de documentário, com os profissionais do Instituto Querô, os participantes puderam aprender sobre diversas etapas de produção, que vão desde pesquisa, roteiro e filmagens até a finalização.

Já estamos ansiosos para ver o resultado final desse projeto incrível.