Vila Belmiro, um bairro de Santos que todo o Brasil conhece
Mesmo que você não more em Santos ou na Baixada Santista, com certeza já ouviu esse nome: Vila Belmiro.
Este é um dos bairros mais icônicos de Santos e, no dia 14 de fevereiro, comemora mais um aniversário. Em 2025, a Vila Belmiro completa 115 anos.
E não dá pra deixar de mencionar os motivos de tanto carinho por esse lugar. É onde fica a casa do Santos Futebol Clube. Mas, para além do futebol, a região tem muita história para contar.
Como nasceu a Vila Belmiro
Essa memória começa lá em 1916, quando o Santos FC escolheu o bairro para receber seu estádio. O Estádio Urbano Caldeira ficou popular entre os santistas como “Vila Belmiro”. Desde 2024, ele leva o nome de Vila Viva Sorte.
Nomes históricos do futebol brasileiro, como Pelé, Coutinho e Neymar, passaram por ali. Além disso, o estádio foi e continua sendo palco de grandes eventos, como o show do Menudo, da Xuxa e, mais recentemente, de Henrique e Juliano.
Só que a Vila é muito mais que esporte. O bairro já foi um centro comercial muito importante nos primeiros anos do século 20. Era uma área de pequenos comércios e de diversas atividades.
Entre as avenidas Senador Pinheiro Machado e Ana Costa e ruas Joaquim Távora e Carvalho de Mendonça, suas ruas adjacentes estreitas e calçadas de paralelepípedos se mantêm intactas e ainda carregam o charme do passado. Nesse perímetro, moram quase 9 mil pessoas.
A modernidade chegou, mas a Vila Belmiro nunca perdeu sua essência e charme. As casas com arquitetura típica dos anos 1930 e 1940 conversam com bares e comércios mais modernos. O espírito acolhedor do bairro traz um clima de cidade pequena, onde todos se conhecem.
E, se você já se perguntou de onde vem o nome do bairro, ele surgiu em homenagem ao ex-prefeito Belmiro Ribeiro de Moraes e Silva (gestor entre 1910 e 1914 e de 1917 a 1920).
Samba na Vila
E temos que destacar o Carnaval da Vila Belmiro. Os blocos agitam o bairro e a festividade é parte da tradição regional.
Sem sombras de dúvidas, o samba e o futebol fazem parte do DNA da comunidade.
Falando em cultura, sabia que o primeiro cinema de bairro de Santos, o Cine Avenida, abriu na Vila Belmiro nos anos 1940? Até então, esses espaços ficavam basicamente no Centro da cidade e no Gonzaga (o Roxy é de 1934).
O que mais tem na Vila Belmiro
- Hospital Beneficência Portuguesa
- Associação Atlética Portuários
- Duas escolas municipais: UME Prof. Emília Maria Reis e UME Olavo Bilac) e duas estaduais (EE Azevedo Júnior e Primo Ferreira)
- feira livre às quintas-feiras
- cerca de 60 bares, restaurantes e lanchonetes