Trabalhe e faça a diferença: Guardião Cidadão abre seleção para jovens em Santos
Alô, juventude! Quer entrar no mercado de trabalho e, de quebra, ajudar a tornar a sua cidade melhor? O Programa Guardião Cidadão abriu inscrições para integrar novos membros em 2025.
Esse projeto de vigilância cidadã da Prefeitura de Santos busca capacitar jovens e facilitar seu ingresso no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que promove o fortalecimento da comunidade através de atividades práticas e educativas.
Em sua versão anterior, entre 2006 e 2016, o programa formou 1.345 jovens que trabalhavam junto à Guarda Civil Municipal.
Foto: PMS/Raimundo Rosa (arquivo)
Como participar do Guardião Cidadão
Neste novo formato, os “guardiões” percorrem as ruas da cidade a pé ou de bicicleta e têm uma série de responsabilidades que incluem desde a correta utilização dos contêineres de lixo e ecopontos até a identificação e reporte de descartes irregulares, sempre com base no Código de Posturas do município. Tais ações são essenciais para manter a ordem e a limpeza da cidade, promovendo uma Santos mais agradável para todos.
Os participantes também atuarão na orla, orientando sobre o uso apropriado de equipamentos públicos e sobre os horários permitidos para determinadas atividades na praia, o que é super importante para manter a convivência harmoniosa nos espaços compartilhados.
Para estar no Programa Guardião Cidadão, você precisa:
- ter entre 18 e 20 anos
- ter ensino médio completo
- morar em Santos
- no caso dos homens, estar livre do serviço militar.
As inscrições remanescentes estão abertas de 24 a 28 de março (segunda a sexta-feira) na Secretaria Municipal de Segurança (Praça da República, 22/25, Centro). O horário é das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas. É importante lembrar que são apenas 40 vagas disponíveis (28 para homens e 12 para mulheres), sujeitas a um processo seletivo que inclui análise de currículo, prova escrita (com perguntas sobre Português, Matemática e questões sobre Santos) e entrevista.
Não esqueça de levar seu currículo e documentos solicitados no edital do Diário Oficial de Santos.
Quem passar tem direito a benefícios como auxílio financeiro de R$ 1.500, cesta básica ou auxílio-alimentação e seguro de vida.
O programa não apenas abre portas para oportunidades de emprego, mas também alinha-se com objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs), como promover a paz, a justiça e as instituições eficazes.