Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Tem oficinas de arte gratuitas em Santos sobre os ODSs

Tempo de leitura: 3 minutos

Santos abre mais portas para a criatividade com um propósito sustentável. Estão abertas vagas para oficinas artísticas que colocam em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E o melhor: de graça.

Essa é uma oportunidade legal para quem mora na Baixada Santista se envolver ativamente na transformação social por meio da arte.

www.juicysantos.com.br - Tem oficinas de arte gratuitas em Santos sobre os ODSs

Tudo sobre as oficinas ODSs em Santos

Tendo como base a exposição O Futuro é Agora – 18 Objetivos e 18 Artistas para Mudar o Mundo, as atividades acontecem em duas sextas-feiras no mês de julho.

A mostra reúne obras de 18 artistas que interpretam visualmente os 17 ODS da ONU e o 18º objetivo, de caráter nacional, voltado à igualdade étnico-racial. Ela já passou por locais como a Praça Mauá, o Jardim Botânico Chico Mendes, as Vilas Criativas Vila Nova e Vila Progresso, Autoridade Portuária de Santos (APS) e o Parque Tecnológico.

Transformando reflexão em ação

As primeiras oficinas Arte-Ativismo como Ferramenta para Mudar o Mundo acontecem no dia 4 de julho, na Vila Criativa da Vila Nova (Praça Rui Ribeiro Couto s/nº, Paquetá), e no dia 11 de julho, na Vila Criativa da Vila Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39, Saboó). Cada turma contará com 20 vagas e terá duração de duas horas, das 14h às 16h.

Cada sessão tem cerca de duas horas. Nela, os participantes recebem orientação na criação de obras que representem suas percepções e desejos para um mundo melhor. Quem passar por lá vai explorar e expandir suas ideias sobre sustentabilidade e ação comunitária. Nao esqueça de levar lápis, papel, lápis de cor ou similares, revistas antigas para recortes, cola e tesoura.

A partir da pergunta “O que você pode fazer para mudar o mundo agora?”, você vai criar uma peça artística, seja com desenho, colagem, símbolo ou palavra, que represente sua resposta pessoal.

Márcia Okida, curadora da exposição que acompanha as oficinas, destaca que o foco está em fazer com que cada indivíduo transforme preocupação em impacto através da expressão artística. Portanto, a materialização de pensamentos em formas artísticas palpáveis é uma poderosa aliada na promoção de mudanças sociais profundas.

Para quem busca uma maneira de contribuir para um futuro mais sustentável e justo, essas oficinas oferecem um meio acessível e criativo.

Quer participar? É só se cadastrar nos seguintes links:

Mais oficinas em outros bairros de Santos vêm aí em breve.