Tecon Santos se torna 1º terminal do país com caminhões a gás natural
O Porto de Santos inaugurou a era dos caminhões a gás natural no Brasil. Em um marco para a logística sustentável, o Tecon Santos, um dos principais terminais portuários da América do Sul, implementou 35 veículos movidos a gás natural comprimido (GNC) em suas operações. Isso o torna o primeiro do país a utilizar esse tipo de caminhão.
O uso de caminhões movidos a GNC na Santos Brasil, iniciativa conjunta com a Scania, parte de um investimento de R$ 40 milhões. A substituição dos antigos modelos a diesel promete um redução de até 20% nas emissões de CO₂.
Outros 140 caminhões a diesel vão passar por substituição nos próximos anos.
Foto: Fernanda Luz
O que muda?
O modelo dos caminhões P340 foi escolhido após um rigoroso estudo de adequação operacional.
Os veículos apresentam tecnologias que garantem eficiência e segurança. O design inclui transmissão Scania Opticruise G25CM de 14 marchas que otimiza o uso do torque e do combustível e um sistema de freio auxiliar Scania Retarder, que proporciona capacidade de frenagem aprimorada.
Além disso, um sistema eletrônico de coleta de dados que suporta alta temperatura e transmite instruções em tempo real aos motoristas faz toda a diferença no cotidiano do terminal.
O Tecon Santos agora também terá um posto de abastecimento de GNC para suportar a nova frota.
Essas iniciativas integram o projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos, que aumentará sua capacidade anual de movimentação de contêineres dos atuais 2,6 milhões de TEUs para 3 milhões de TEUs até 2026. Os investimentos chegam a cerca de R$ 2,5 bilhões. Enquanto isso, o Plano de Transição Climática da Santos Brasil tem como metas reduzir em 70% as emissões diretas de GEE (escopos 1 e 2) e em 30% as emissões indiretas (escopo 3) até 2040.
Transição energética no Porto de Santos: um assunto urgente
Um estudo realizado pela International Energy Agency (IEA) destacou o potencial do gás natural como um combustível de transição crucial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor de transportes. Segundo o estudo, os veículos movidos a GNC podem reduzir emissões de carbono em aproximadamente 20% em comparação com veículos a diesel.