Tarrafa Literária 2024: o que já se sabe sobre o festival
Você, que ama literatura e arte, deve conhecer um dos festivais literários mais bacanas do país, a Tarrafa Literária. E, para a 16ª edição, já temos algumas novidades para contar aqui. Mais uma vez, a cidade vai receber grandes estrelas das letras, do jornalismo e da ciência nacionais e internacionais para debates e palestras gratuitas e imperdíveis ao longo de 4 dias. Então, vem com a gente saber as novidades sobre a Tarrafa Literária 2024.
Um dos maiores festivais de literatura do Brasil acontece em Santos entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024.
O local é o icônico Teatro Guarany. Já estamos sabendo que haverá outras atrações paralelas e abertas ao público ao redor da Praça dos Andradas.
Para não perder nada que rola na região, entre na comunidade do Juicy Santos no Whatsapp
Homenageado santista
A Tarrafa Literária 2024 anunciou que homenageia o escritor e dramaturgo Plínio Marcos.
O santista Plínio Marcos (1935-1999) foi um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro. Conhecido por sua obra marcada pela denúncia social e pela representação crua da realidade marginal, abordava em suas peças temas como pobreza, violência e exclusão, trazendo à tona personagens esquecidos pela sociedade.
Entre suas obras mais famosas estão Dois Perdidos Numa Noite Suja e Navalha na Carne. Seu trabalho foi muitas vezes censurado durante a ditadura militar, mas ele continuou a escrever corajosamente, tornando-se um ícone da cultura nacional.
E mais: a Tarrafa Literária deste ano já confirmou participações de autores como José Luís Peixoto, Mariana Salomão Carrara e Daniela Arbex.
Marque na agenda a Tarrafa Literária 2024
Organizado por José Luiz Tahan, da Realejo Livros, o festival é uma celebração que cresce a cada ano que passa e faz com que Santos se torne um epicentro da da literatura. Rapidamente, se tornou um marco cultural de Santos, promovendo diálogos entre escritores nacionais e internacionais. Desde sua estreia, em 2009, recebeu nomes como Ariano Suassuna, Milton Hatoum, Marcelo Rubens Paiva, Zeca Baleiro. Ruy Castro, Mário Prata, Caco Barcellos e Marcia Tiburi, entre muitos outros.
O nome “Tarrafa” faz referência às redes de pesca. Portanto, simboliza a conexão entre as diferentes expressões e vozes literárias.