Santos vive o orgulho na edição 2025 da Parada LGBT+
Junho é o Mês do Orgulho e a gente já está em contagem regressiva para um dos eventos mais importantes do mês, a Parada do Orgulho LGBT+ de Santos.
A programação gratuita começa já neste domingo (15 de junho) e terá seu auge na marcha no Centro Histórico no dia 29 de junho (domingo). E toda essa agenda é um convite para celebrar a vida, a arte, o esporte, o empreendedorismo e, acima de tudo, o orgulho de ser quem se é.
O afeto é político
O tema desta 8ª edição é lindo: “Envelhecimentos LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”. E ele foca justamente na trajetória e nas conquistas de quem abriu caminho para a diversidade que celebramos hoje.
Essa escolha não foi por acaso. Santos se une a diversas cidades do Brasil em uma articulação coletiva que busca valorizar e reconhecer a longevidade da população LGBT+. Como explica Eduardo Ferreira, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Santos (APOLGBT-Santos):
“(…) essa é uma forma de honrar quem resistiu em tempos mais difíceis e pavimentou o caminho para os direitos que hoje consideramos garantidos. É um tributo à resiliência e à história de uma comunidade que, apesar de tudo, continua a prosperar”.
Diversidade em movimento
A festa começa com a 4ª edição dos Jogos da Diversidade de Santos.
O Sesc Santos recebe atividades físicas divertidas, jogos cooperativos, apresentações de ballroom com a House of DDD, show da drag queen Carla Dvainer e do grupo de dança Fusion Funk.
Para Gaspar Lourenço, diretor de Comunicação da APOLGBT-Santos, o esporte é uma ferramenta poderosa para derrubar preconceitos e unir as pessoas.
Na véspera da Parada, 28 de junho, a DiversaFeira – Feira da Diversidade de Santos ocupa a Casa da Frontaria Azulejada com mais de 50 empreendedores LGBT+. Há, ainda, oficinas, mesas de debate, apresentações artísticas e um emocionante ato inter-religioso.
Entre os temas em debate, estão a articulação das Paradas da Baixada Santista e os desafios do envelhecimento LGBT+.
E tem mais: esse é o dia da 1ª Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ da Baixada Santista.
E o fervo não para!
Claro que o ponto alto é a Parada do Orgulho LGBT+ de Santos*.
A concentração começa na Praça José Bonifácio. Dali, parte o trio elétrico em cortejo pelas ruas do Centro, arrastando uma multidão em um mar de cores e alegria. A chegada é na Praça Mauá.
Vão rolar performances de drags, DJs, shows musicais e outras surpresas.
Prepare-se para ver artistas como Tchaka Drag Queen e a super carismática Magenta jogando a energia do público lá pro alto.
Aqui tem toda a programação da edição 2025 da Parada LGBT+ de Santos
-
4º Jogos da Diversidade
Dia: 15 de junho
Horário: 14h às 18h
Atividades físicas e lúdicas, como queimada e jogos cooperativos, além de intervenções artísticas com drag queens e grupos de dança. Apresentação de ballroom com a House of DDD, da drag queen Carla Dvainer e do grupo de dança Fusion Funk.
Local: Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida -
3ª DiversaFeira – Feira da Diversidade
Dia: 28 de junho
Horário: 12h às 20
Feira criativa com mais de 50 empreendedores LGBT+, oficinas, mesas de debate, ato inter-religioso, shows e batalhas de rima. Acontecerá também a 1ª Conferência dos direitos das pessoas LGBTQIA+ da Baixada Santista.
Local: Casa da Frontaria Azulejada – Rua do Comércio, 92 – Centro -
8ª Parada do Orgulho LGBT+ de Santos
Dia: 29 de junho
Horário: 12h às 20 horas
Grande marcha com trio elétrico, performances de drag queens, shows musicais, DJs e dezenas de artistas. Percurso com início na Praça José Bonifácio e palco na Praça Mauá.
Bora ocupar as ruas com todas as histórias e corpos, reforçar a voz da comunidade LGBTQIAPN+ e reivindicar políticas públicas que garantam um futuro mais justo e inclusivo para todes.