Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Santos ganha 7 novos pontos para descarte de óleo de cozinha

Já pensou em transformar aquele óleo de cozinha usado em benefício para a comunidade? É isso que o Projeto Óleo Noel vem fazendo desde 2016. E agora a iniciativa está ainda maior. Nos últimos três meses, em 2025, a cidade ganhou 7 novos ecopontos em diferentes bairros, facilitando o descarte consciente desse resíduo que tanto prejudica o meio ambiente quando jogado de qualquer jeito.

www.juicysantos.com.br - Santos ganha 7 novos ecopontos para descarte de óleo de cozinha

O projeto, que começou nos bairros Jardim São Manoel e Piratininga, já conseguiu dar destino adequado a mais de 2 mil litros de óleo só em 2024, ajudando mais de 30 famílias no processo. E o melhor: agora você tem muito mais opções para fazer sua parte.

Onde descartar óleo de cozinha em Santos – veja os novos locais

  • Estação da Cidadania, no Campo Grande
  •  Sociedade São Vicente de Paulo, no Macuco
  • Restaurante-Escola Estação Bistrô, no Valongo
  • Associação de Moradores da Alemoa, no Chico de Paula
  • Livres COOP (Rede Agroecológica), na Vila Mathias
  • Sociedade de Melhoramentos da Vila Pantanal, no Saboó
  • CEC Dr. Luiz Monteiro de Barros, na Vila Nova

A expansão do projeto não para por aí. Durante a campanha, foram realizadas nove oficinas de educação ambiental, que envolveram cerca de 120 pessoas em discussões sobre gestão de resíduos e economia circular. Tudo isso faz parte de uma iniciativa maior, o Projeto BAAU (Banco de Alimentos e Agricultura Urbana), realizado pela OSC Concidadania com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos.

www.juicysantos.com.br - Santos ganha 7 novos ecopontos para descarte de óleo de cozinha

Entre os parceiros, estão organizações que já realizam trabalhos importantes na cidade, como capacitação de jovens em gastronomia, acolhimento de idosos e distribuição de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Quer saber mais ou participar como voluntário? Siga o Projeto BAAU no Instagram.

Por que descartar o óleo de cozinha de forma correta?

O descarte incorreto do óleo de cozinha é um dos principais problemas ambientais das cidades brasileiras. Quando você joga diretamente na pia ou no ralo, esse resíduo provoca o entupimento das tubulações. Portanto, ao chegar aos rios e mares, forma uma camada superficial que impede a entrada de luz e oxigênio, prejudicando a vida aquática. Além disso, quando vai para o solo, o óleo pode contaminar o lençol freático e tornar a terra infértil, causando diversos problemas ambientais que afetam diretamente nossa qualidade de vida.

A boa notícia é que o óleo de cozinha pode ser totalmente reaproveitado se a gente descartar corretamente.

Após passar por processos de reciclagem, ele vira matéria-prima para a produção de biodiesel, sabão, detergentes, ração animal e até mesmo tintas.

Para isso, é bem simples ajudar: você deve colocar o óleo velho em garrafas PET e levá-lo aos pontos de coleta, como os que falamos aqui nesta matéria.