Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Para elas: oficinas gratuitas têm vagas para empreendedoras em Santos

Tempo de leitura: 4 minutos

Você, mulher, tem uma veia criativa pulsante e uma mente empreendedora? Então se liga nessa oportunidade. A Rede – Conexão de Mulheres Trabalhadoras e Empreendedoras da Cultura está com inscrições abertas para um ciclo de capacitação para empreendedoras em Santos.

O programa gratuito oferece oficinas, rodas de conversa, palestras e mentorias totalmente gratuitas. Com duração de 2 a 3 meses, aborda temas como elaboração de projetos e planejamento financeiro (veja abaixo os detalhes).

Em um mundo cada vez mais dinâmico e diverso, a presença feminina no setor criativo só cresce. Segundo dados do SEBRAE, mulheres lideram cerca de 45% dos empreendimentos no setor cultural no Brasil.

www.juicysantos.com.br - Só para elas: oficinas gratuitas abrem vagas para empreendedoras de Santos

Uma rede de apoio e conexão

As atividades do projeto rolam em 4 bairros da cidade: Campo Grande, Encruzilhada, Centro e Caruara.

Para participar, basta se inscrever através de um formulário online simples. O interessante é que, além do aprendizado, cada participante vai entrar em uma plataforma digital que conecta trabalhadoras culturais com empresas e instituições ao redor do país, aumentando assim as chances de novas oportunidades profissionais.

O projeto não só abre portas para o mercado de trabalho, como também oferece uma visão ampliada sobre como digitalizar e profissionalizar o portfólio de serviços e produtos culturais. Com uma interface que permite adicionar fotos e vídeos, a plataforma A Rede vem, desde 2023, atuando como um currículo interativo, destacando as habilidades e projetos das empreendedoras de toda a Baixada Santista.

www.juicysantos.com.br - Só para elas: oficinas gratuitas abrem vagas para empreendedoras de Santos

Ao dar visibilidade e voz às mulheres no campo das indústrias criativas, iniciativas como esta, capitaneada por Juliana Bordallo, alimentam um ciclo virtuoso de crescimento profissional e pessoal, reforçando a importância de políticas públicas que apoiam e incentivam o empreendedorismo feminino.

Empoderar mulheres empreendedoras em Santos significa investir em uma economia positivamente mais complexa e em comunidades mais resilientes.

Como funciona A Rede

Mulheres empreendedoras em Santos (ou outras cidades) que queiram se integrar à plataforma podem fazer um cadastro com informações sobre seu perfil profissional ou produto. Assim, se torna parte de uma vitrine de profissionais disponíveis para contratação ou prestação de serviço.

Para essa série de oficinas, a iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Comunicação e Economia Criativa, da Prefeitura de Santos, por meio do Departamento de Inovação e Economia Criativa.

A Rede tem fomento do governo do Estado São Paulo, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, ProAC Editais, CULTSP, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Ministério da Cultura.

As oficinas inscrevem até dia 31 de maio, para os seguintes locais e períodos:

  • Vila Criativa do Campo Grande – todas as sextas-feiras, das 9h às 12h.
    Local: Av. Senador Pinheiro Machado, 635 – Campo Grande
    Período: 13 de junho a 25 de julho
  • Vila Criativa da Encruzilhada – toda as sextas-feiras, das 13h às 17h
    Rua Barão de Paranapiacaba, 14 – Encruzilhada
    Período: 4 de julho a 15 de agosto
  • Casa do Artesão (Casa do Trem Bélico) – todo sábado, das 10h às 14h
    Rua Tiro XI, nº 11 – Centro Histórico de Santos
    Período: 14 de junho a 2 de agosto
  • Caruara – toda quarta-feira, das 18h às 22hs
    Praça Encarnacion Alvez Corpas s/n°
    Período: 11 de junho a 23 julho

As temáticas são:

  • Produção de Memória da Trabalhadora da Cultura
  • Acessibilidade – Oficina de Intérprete de Libras e Audiodescrição
  • Produção Cultural e Economia Criativa
  • Elaboração de Projeto
  • Prestação de Contas e Educação Financeira
  • Criação de Portfólio e Inteligência Artificial
  • Roda de Conversa final e Mentoria (1 mês/online)