Nigeriano Augustine Kawoh celebra ancestralidade em exposição em Santos
Ancestralidade, genealogia, coletividade e crenças que organizam sociedades: esses são alguns dos temas que permeiam a exposição Ancestralidades II: Além de Linhas e Formas – Uma fusão artística, do artista nigeriano Augustine Kawoh.
Entre os dias 22 de março e 27 de abril de 2025, a Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, exibe 14 obras que transcendem geografias e conectar culturas, ao misturar África e América do Sul.
Viagem visual de Augustine Kawoh
A mostra leva os visitantes a uma viagem visual através das lentes de um imigrante que encontrou um lar na Baixada Santista. Kawoh nasceu e cresceu na Nigéria, país com mais de 213 milhões de habitantes. Hoje, ele mora em São Vicente, onde também mantém seu ateliê.
Cheia de elementos vibrantes e significativos, a exposição dá continuidade a Ancestralidades: Definindo Linhas e Formas, apresentada no final de 2023, também em Santos. Portanto, varia entre pinturas figurativas e abstratas até técnicas mistas e colagens, todas explorando sua herança africana misturada com suas experiências no Brasil.
Tudo o que o público encontra faz parte de uma série de narrativas visuais da jornada etnográfica de um continente a outro.
“A minha arte é um testemunho visual do poder da narrativa, da cultura e da tradição”, diz o artista.
Foto: Claudio Vitor Vaz
Segundo o crítico de arte Oscar D’Ambrósio:
“Augustine Kawoh realiza um sutil balanço entre elementos estéticos, caracterizados pela fusão entre uma iconografia vinculada à cultura africana e cenas que predominam um sutil e lírico amor à existência.”
A exposição de Augustine Kawoh é gratuita e, durante o período de exibição, também terá momentos de interação em encontros com o artista no Centro Cultural e Esportivo da Zona Noroeste e no Instituto Arte no Dique.
A Pinacoteca Benedicto Calixto funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas.
Fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão.
Não perca!
Aproveite e visite também a exposição fotográfica Amazônia: Terra em Transe, de Victor Moriyama.
Pra não perder uma só dica sobre Santos e região, entre no grupo do Juicy Santos no Whatsapp.