Conheça marcas incríveis de mulheres que estão na Feira CHAI
Entre 2020 e 2022, muitas empresas tiveram que fechar as portas. Ao mesmo tempo, milhares de CNPJs nasceram, já que muitas pessoas encontraram no empreendedorismo uma forma de garantir uma renda em um momento de crise – principalmente mulheres. É o que mostram os dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), realizada em parceria com o Sebrae: 55,5% das novas empresas nascidas no período pandêmico foram abertas por mulheres.
Nesse contexto, nasce a ideia da Feira CHAI, feira criativa com apenas marcas abertas após o ano de 2020. Com essa iniciativa, 22 mulheres talentosas tiveram a oportunidade de expor seus produtos na varanda do Juicyhub, gerando renda e aumentando a sua clientela durante o festival nos dias 2 e 3 de novembro de 2024.
Conversamos com algumas delas para conhecer a sua história de vida e de empreendedorismo e contamos aqui.
Sawabona Cerâmica Artesanal e Incensaria Natural (@sawabona013)
“A Sawabona nasceu de uma necessidade de cura pessoal”, diz Carla, fundadora da marca. No processo de se entender enquanto mulher negra, Carla fez uma viagem à África do Sul. Lá, conheceu o termo “Sawabona”, que significa “eu respeito você, valorizo você e você é importante para mim”.
Essa foi a inspiração para criar, em 2020, a marca de cerâmica artesanal e incensaria natural, focada em promover bem-estar e saúde mental. Advogada, ela ainda atua na área, mas quer se dedicar totalmente ao seu negócio no futuro.
Hum Geleia (@humgeleia)
De São Vicente, Natalia começou a experimentar geleias em 2018. Depois de ter o seu filho, que requer cuidados especiais de saúde, a representante bancária sentiu dificuldade para retornar ao trabalho.
Quando o marido, Eric, plantou um pé de amora no quintal, Natalia resolveu fazer uma geleia – daí nasceu a ideia do Hum Geleia, que virou oficialmente uma marca em 2020 e o carro-chefe continua sendo a geleia de amora.
Chinua Acessórios (@chinuaacessorios)
Camila Araújo (40), do Guarujá, é a artista por trás da marca. Formada em gastronomia, teve o primeiro contato com acessórios afro durante o seu período de transição capilar, onde se interessou por peças que resgatam a sua ancestralidade.
Começou pintando acessórios em MDF até descobrir o tecido africano, onde se destacou com sua marca. Em fevereiro deste ano, teve uma das suas criações selecionada para o Desfile da Diversidade da New York Fashion Week (NYFW). Agora, voltou a apostar nos acessórios, dessa vez em cerâmica resinada.
Lully Que Fez – Papelaria Afetiva (@lullyquefez)
Luiza e Letícia são irmãs apaixonadas por papelaria desde a infância. Começaram fazendo bullet journals para uso próprio e, na pandemia, resolveram transformar a paixão em negócio.
Engenheiras de produção de formação, estudavam para concurso público quando resolveram abrir a marca, em 2020, e hoje se dedicam 100% à Lully que Fez, negócio de papelaria artesanal.
LCruz Moda Autoral (@llcruzz_)
Luciana, fundadora da marca, conheceu o upcycling em 2019 em um programa de TV e ficou chocada ao saber que ele era um dos maiores poluentes do planeta.
Artesã de profissão, começou a fazer bolsas em cartonagem, depois acessórios com resíduo do resíduo do jeans, até chegar no trabalho de hoje com diversas peças de roupa e acessórios com retalhos de jeans.
Siga todas as marcas participantes da Feira CHAI
- Afete-se Acessórios (@afeteseacessorios)
- Aguô Beachwear
- Alien Rabelo (@alienrabelo)
- Aquart Ateliê (@aquart.atelie)
- Aroha Acessórios (@aroha.acessorios)
- Luciana Sobral (@atelielucianasobral)
- Catia Zwarnieski (@catiazwarnieski)
- Chinua Acessórios (@chinuaacessorios)
- Feito a Mão (@feitoamaoprodutoartesanall)
- Hum Geleia (@humgeleia)
- La Gringa Bolsas (@lagringa_sp)
- LCruz Moda Autoral (@llcruzz_)
- Lully Que Fez (@lullyquefez)
- Maria do Céu Acessórios (@mariadoceu_acessorios)
- Moça Phyna (@mocaphyna.br)
- Onça Pop (onca.pop)
- Sawabona (sawabona013)
- Verde A Marca (@verdeamarca)
- Verve Clothing (@verv3.clothing)
- Vitai Moda Pet (@vitaipet)
O Festival CHAI de Vida e Carreira e a Feira CHAI só foi possível graças ao patrocínio da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Nita Alimentos, Portal da Empregabilidade Digital – Região Metropolitana da Baixada Santista, Espaço Umbu e Associação Comercial de Santos. Além disso, contamos com o apoio de Transbrasa, Cursino & Teodoro da Silva Advogados, Minimal Design, Elemídia e Programa JB.