Mais verde em Santos: cidade vai ganhar 10 mil árvores em 4 anos
Uma nova fase de revitalização ambiental para ter mais árvores em toda a cidade. É o que promete o Programa Santos Sustentável. Em seu lançamento, na segunda-feira (17 de março), o plano ambicioso de ter mais verde em Santos deu seu nome: vai plantar 10 mil novas árvores até 2029.
Para começar, 2 mil exemplares já surgem neste ano de 2025.
Pois é, não basta ter o maior jardim de praia do mundo – a cidade também quer ser referência nacional em urbanismo sustentável.
O projeto deu seu start no estacionamento do Assaí Atacadista, na esquina das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério. No local, antes dominado pelo asfalto, parte significativa da área ganhou “berços” de árvores nativas da região da Mata Atlântica.
Com 194 novas mudas, o espaço agora conta com 252 árvores, um aumento de 334% no número de plantas, todas nativas e frutíferas. O projeto também aumentou a área permeável de 3.214m² para 4.505m², melhorando significativamente a infiltração de água pluvial. Em breve, o público vai poder colher pitangas, jabuticabas de cabinho e uvaias no local.
Vale mencionar que esse plantio vem de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) com a empresa de varejo.
O verde que a gente quer
Além do projeto no Assaí Atacadista, o programa contempla o plantio de 500 árvores em calçadas e praças pelo bairro do Campo Grande e outros locais estudados para a criação de corredores verdes, como o Centro Esportivo Rebouças, Praça Palmares, morros e o Jardim Botânico.
A ideia é que Santos chegue a 45 mil árvores na área insular.
Outras ações incluem a substituição de piso asfáltico por material permeável, criação de pomares em escolas municipais e educação ambiental.
Fotos: PMS/Henrique Teixeira
Conheça as ações do Programa Santos Sustentável
- conectar áreas e estabelecer corredores verdes
- ampliar a arborização urbana e as áreas permeáveis
- promover a biodiversidade
- estimular a mobilidade sustentável
- reconectar o território com a natureza
- criar grupos técnicos de trabalho (GTTs) sobre plano de arborização, edifícios verdes e preservação e conservação da vegetação nativa “jundu” na faixa de areia da praia
- montar “jardins de chuva”
- promover e divulgar a riqueza nativa da Mata Atlântica.
Arborização urbana: por que é importante?
Pesquisas indicam que cidades bem arborizadas oferecem não apenas um ambiente esteticamente mais agradável, mas trazem muitos benefícios ambientais e sociais, incluindo a melhoria da qualidade do ar, redução da temperatura urbana e aumento do bem-estar psicológico dos moradores de um local.
Ei, vem fazer parte do nosso grupo do Juicy Santos no Whatsapp
De acordo com um estudo do American Journal of Preventive Medicine, a arborização urbana também está associada a menores taxas de mortalidade por doenças cardíacas, respiratórias e uma série de doenças crônicas não transmissíveis.