A culpa é do Mercúrio retrógrado! Será?
Você já deve ter escutado alguém falando “a culpa é do Mercúrio retrógrado” quando algo não dá certo, aparelhos eletrônicos quebram, mal-entendidos acontecem e por aí vai… Afinal, queremos sempre colocar a responsabilidade em alguém, nem que seja em um planeta. E, assim, nos isentar da atribuição dos acontecimentos quando fazemos tudo com pressa, no automático, não dando atenção devida a algo importante.
Bora desmistificar o Mercúrio retrógrado astrologicamente?
Astrologia é uma linguagem simbólica, na qual os antigos observavam o céu e associavam com os acontecimentos na terra. Durante milênios, os padrões foram traçados com base nessa observação.
O que é um planeta retrógrado?
Os movimentos dos planetas são observados do ponto de vista da terra, e quando um planeta está retrógrado temos a percepção que ele está andando para trás, mas isso na realidade não acontece, o planeta continua seu trajeto normal em sua órbita.
O movimento de retrogradação é um convite para reajustar, realinhar, revisar, refletir, resgatar, interiorizar e permitir-se mudar de ideia, se necessário.
Ok, mas por que isso tem a ver com o celular que quebrou a tela ou a mensagem que foi enviada para pessoa errada? Porque Mercúrio é o planeta que rege a comunicação, as trocas, negociações, processos mentais, de aprender e ensinar, o intelecto, as ideias, lógica, nossos
trajetos diários e tudo que envolve os meios de comunicação. Portanto, aí entra o celular, computador e aparelhos eletrônicos.
Só que não para aí, o planeta está sempre se movimentando em algum signo e isso nos traz outros assuntos que ficam em evidência em nossas vidas.
Mercúrio retrógrado nas nossas vidas
Mercúrio entrou em seu movimento de retrogradação no dia 5 de agosto de 2024 e vai ficar até 28/08/2024. Dessa forma, temos quase o mês inteiro de agosto para fazer reajustes,
Por mais que você não acredite, a vida te convida a olhar para questões relacionadas aos signos em questão: Virgem e Leão.
Vamos abordar um pouco desses signos.
Antes de mais nada, preciso trazer aqui a minha visão: os signos não são pessoas. E sim energias que não são nem boas e nem ruins. Consequentemente, energias são expressas e manifestadas através de nós. E, quando trazemos consciência para cada energia, podemos utilizar da melhor maneira na nossa rotina, sem os estereótipos e rótulos fixos.
A pessoa do signo de Virgem
Dito isso, Virgem é um signo do elemento terra e modalidade mutável, que nos traz flexibilidade e movimento, é uma energia de utilidade, praticidade, organizar, produtividade, de servir, aperfeiçoar, analisar para melhorar, colocar em prática e está muito conectada com a nossa saúde, rotina e trabalho.
Antes que você diga “esqueceu o perfeccionismo, né?”... Perfeccionismo é um desalinhamento dessa energia de Virgem. Mesmo porque
nada que fazemos pela primeira vez sai perfeito. Quando nos apegamos a essa perfeição, isso nos causa estagnação, frustração e ansiedade. Uma coisa vai puxando a outra. Ouso dizer que o perfeito não existe, sempre podemos melhorar. E é exatamente isso que virgem nos convida a fazer: incrementar os processos, ao invés de tentar a perfeição.
Virgem nos pede um olhar para a simplicidade. Muitas vezes, pequenos ajustes fazem uma grande diferença no final do dia.
A pessoa do signo de Leão
Já Leão é um signo de fogo e modalidade fixa. Ele nos convida a sustentar nosso posicionamento.
É uma energia de coragem, liderança, confiança, autoestima, criatividade, lealdade, conexão com o coração, orgulho de si mesmo. Confia no que está dentro e, quando confia em si mesmo, expõe-se para o mundo.
Conectando tudo isso, nesse mercúrio retrógrado vamos ser convidados também a rever, refletir sobre a nossa rotina, o quanto ela é prática, útil e se estamos cuidando da nossa saúde. Porque, afinal de contas, é a nossa ferramenta de trabalho. Precisamos estar bem de saúde para produzirmos e realizarmos o que desejamos.
A partir do dia 14 de agosto de 2024, Mercúrio entra em Leão. E aí seremos cutucados pela vida a olhar as questões leoninas.
Vale ter atenção ao quanto estamos tendo coragem para liderar nossas vidas, o quanto confiamos em quem somos para sustentar nosso posicionamento e expor nossas criações ao mundo.
Chegou o momento de abrir o peito e realinhar-se com aquilo que o nosso coração está vibrando.
Mas eu não sou de Virgem nem de Leão
Eu te digo: você tem todos os signos no seu mapa astral. Sim, é isso mesmo. Até aquele signo do qual você fala mal está lá se manifestando em alguma área da sua vida.
Uma breve explicação sobre o mapa astral: são 12 casas astrológicas associadas a 12 áreas da vida. Ou seja, Mercúrio retrógrado está ativando os temas de alguma área da vida para serem revistos.
Portanto, não é tão simples quanto parece.,
E vamos de sugestões para passar suave pelo Mercúrio retrógrado…
- Certifique-se que o outro entendeu o que disse;
- Tenha uma escuta ativa;
- Aposte na flexibilidade, caso imprevistos aconteçam;
- Organize-se para sair para compromissos com antecedência;
- Tenha atenção para os seus trajetos diários;
- Se for fazer uma compra grande, confira várias vezes o endereço, forma de pagamento, modelo, cor e etc;
- Com os meios de comunicação, tenha mais zelo por eles;
- Verifique antes de enviar e-mails e mensagens;
- Atenção como os temas virginianos e leoninos vão se expressar.
É um bom momento para fazer revisões de projetos, monografias, documentos, contratos, resgatar antigos estudos, livros e cursos. Muitos insights podem vir disso.
A vida não para e nem precisamos parar por causa dos movimentos do céu. O que podemos fazer é trazer essa atenção, desacelerar e observar o que os astros nos mostram.
Acredito que esse momento é uma grande oportunidade de exercitarmos a paciência e a presença. Respire fundo, não estamos no controle de tudo e imprevistos acontecem.
Desacelerar não significa parar, mas sim diminuir a velocidade e recalcular a rota. É isso que Mercúrio retrógrado nos pede.
Por Hérica Cataldi, 41 anos, casada, mãe da Melissa.
Astróloga, engenheira, naturopata e ex-militar, que trouxe a visão prática e útil para a Astrologia, com o objetivo de levar direcionamento e despertar a consciência dos potenciais de cada um, de uma forma Terapêutica.