Exposição inédita sobre os ODSs ocupa Praça Mauá em Santos
A arte encontra a sustentabilidade em grande estilo no marco zero de Santos. A partir de terça-feira (15 de abril), a Praça Mauá vira uma galeria a céu aberto com a estreia da exposição “O Futuro é Agora – 18 Objetivos e 18 Artistas para Mudar o Mundo”, um projeto que vai ocupar a cidade ao combinar arte, consciência social e uma pitada de autorreflexão.
Com curadoria da designer e professora Márcia Okida, a mostra traz 18 totens de 1,70m de altura espalhados pela praça, cada um representando um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além de um 18º objetivo, uma proposta brasileira focada na igualdade étnico-racial.
A exposição não é só para admirar – ela te convida a participar! Cada totem tem três faces, sendo uma delas um espelho com a provocação: “O que você está fazendo para o futuro agora?”.
Segundo a curadora, a mostra pretende sensibilizar o público sobre a importância dos ODS e incentivar a reflexão acerca do impacto individual e coletivo na construção de um mundo mais sustentável.
“Ainda hoje, quando falo sobre os ODS, muitas pessoas desconhecem o que são. Isso é surreal. Esta exposição é um projeto necessário, pois busca tornar esses objetivos mais acessíveis e compreensíveis para todos”, destaca.
O time de artistas é de peso e super diverso: Nane Anders, Carlos Roque, Calvo, Felipe Duarte, Ale Vilaverde, Andre Calvão, João Bruno, Pedro Fanupes, Gabriela Rodrigues, Maria Mendes, Chriscka, Romeu Khezuk, Giovanna Di Giacomo, Kitty Yoshioka, Emanuele Bispo, Marcos Guinoza, a própria curadora Márcia Okida e Dyego Ogeyd. Cada um deles traz sua visão única para interpretar visualmente os objetivos globais.
Para o CEO da Transbrasa, patrocinadora da exposição, Bayard Umbuzeiro Neto, o apoio a essa mostra reforça o compromisso da empresa com o território.
“A Transbrasa investe em projetos que promovem o desenvolvimento sustentável e geram impacto positivo para Santos. A exposição está em sintonia com os valores da empresa, com os ODS da ONU, e contribui para a construção de uma cidade mais sustentável, desenvolvida e humana”, afirma.
ODSs por aí
A abertura acontece na terça-feira, ao meio-dia, com cerimônia aberta ao público. Os artistas receberão certificados, autoridades farão pronunciamentos e a banda Água & Sal faz uma apresentação ao vivo que dialoga com os temas da exposição.
E não para por aí. Para democratizar ainda mais o acesso, a iniciativa contará com oficinas itinerantes que vão levar a experiência para além do Centro Histórico, circulando por bairros como Bom Retiro, Vila Nova e Vila Progresso.
A exposição tem patrocínio da Transbrasa, com realização da Nunes Projetos Incentivados e com apoio da Prefeitura de Santos, Movimento ODS Santos 2030, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Promicult.