Conheça as marcas incríveis de mulheres na Feira GOMO 2025
Nos dias 26 e 27 de abril de 2025, o Juicyhub recebeu a segunda edição do Festival GOMO de Criatividade. E em paralelo ao festival, na varanda mais famosa de Santos, a Feira GOMO, uma iniciativa para apoiar empreendedoras criativas da Baixada Santista.
Com a Feira GOMO, 18 talentosas mulheres tiveram a oportunidade de expor seus produtos no Juicyhub, gerando renda e aumentando a sua clientela durante o festival.
Conversamos com essas mulheres para conhecer a sua história de vida e de empreendedorismo e contamos aqui.
Afete-se Acessórios @afeteseacessorios
Luisa Alves nasceu em Porto Alegre, morou em São Paulo, mas se encontrou na cidade de Santos. E foi aqui que nasceu a Afete-se, durante a pandemia, em um momento de dificuldade de se reenserir no mercado de marketing digital.
Seu trabalho na área, que sempre foi voltado para a moda, fez toda a diferença para construir o seu negócio. Cada peça é pensada e produzida 100% a mão por Luisa, em cerâmica plástica (polímero atóxico) e reciclável.
Antonelinhas Bonecaria (@antonelinhas.bonecaria)
Numa era em que bonecas hiper-realistas tomam conta, Fabiana Souza vai na contramão com suas lindas Antonelinhas. A marca nasce em 2020, inspirada pelas bonecas Waldorf que conheceu na escola da filha Antonela (que inspirou, também, o nome do negócio).
De Cubatão, a professora de educação especial vende suas bonecas online e em feiras da região. Cada peça é feita a mão e dá vida a uma boneca totalmente única, encantando crianças e adultos.
Aquart (@aquart.atelie)
A arte corre pelas veias de Maithe Moraes. Multiartista, conta que trabalhava com fotografia quando começou a se interessar por plantas durante a pandemia. A ideia de começar a fazer incensos nasceu ao fazer as podas das plantas: com as sobras das podas, aprendeu a fazer os bastões de ervas, o primeiro produto da Aquart.
Mas a marca nasceu de fato em 2021, depois de investir em um curso de fitoterapia e aromaterapia. Ceramista e alquimista, seus multitalentos se refletem na diversidade de produtos. Desde 2023, a marca é a maior parte da sua renda.
Belas Velas & Aromas (@belasvelas.paulatavares)
A paixão por aromas sempre esteve presente na vida de Ana Paula Tavares, mas nunca enxergou com uma possibilidade de negócio. Dona de uma confecção de roupas, a ideia só veio após um curso de velas que fez na pandemia. E assim nasceu a Belas Velas & Aromas, em 2022.
Nascida e criada em Santos, Ana Paula desenvolve cada passo de seus produtos, da concepção dos aromas até os rótulos, além de apostar em matéria-prima natural e sustentável. Apesar de ser uma boa fonte de renda, a marca é o seu hobbie do coração.
Chinua @chinuaacessorios
Camila Araújo, do Guarujá, é a artista por trás da marca. Formada em gastronomia, teve o primeiro contato com acessórios afro durante o seu período de transição capilar, quando se interessou por peças que resgatassem a sua ancestralidade.
Começou pintando acessórios em MDF até descobrir o tecido africano, onde se destacou com sua marca. Em fevereiro de 2024, teve uma das suas criações selecionada para o Desfile da Diversidade da New York Fashion Week (NYFW). De 2024 para cá, voltou a apostar nos acessórios, dessa vez em cerâmica resinada, que agora são o carro-chefe da Chinua.
Claudia Vida Semi Jóias (@claudiavidasemijoias)
Claudia Vida é a talentosa artista por trás da marca, que tem apenas dois anos e está na sua terceira feira.
Os produtos chamam a atenção de quem passa por serem bem diferentes: é que são semijoias de “miyuki”, miçangas japonesas em formato de canutilho cilíndrico, que formam desenhos coloridos e minimalistas. Um trabalho delicado, feito com carinho passo a passo pela publicitária.
Felichita @modafelichita
“Feli” de felicità (felicidade em italiano) + “chita”: essa é a ideia por trás do nome da marca, que traz felicidade em forma de chita. Sua criadora, Lígia, empresária no ramo de uniformes, começou a Felichita em 2017 e hoje tem seu próprio ateliê no Centro de Santos, além de vender em feiras e sob encomenda.
Cada peça é desenhada e tingida naturalmente e manualmente pela artista, que investe no tecido de algodão para criar looks confortáveis e versáteis. Cada peça carrega o nome de uma mulher e o seu próprio DNA: garantia de uma peça exclusiva.
Feltro pra Presente (@feltroprapresente)
Katia Firmino, a criadora da Feltro pra Presente, é publicitária mas sempre curtiu os trabalhos manuais. Depois de se tornar mãe, descobriu o trabalho em feltro e se arriscou nessa área, formalizando sua empresa em 2020.
A santista faz todos os produtos a mão e hoje tem na marca sua principal fonte de renda, vendendo pela internet e em feiras criativas da Baixada Santista. Os produtos fazem sucesso, principalmente, no mundo da maternidade, mas não se restringem a esse universo.
Hum Geleia (@humgeleia)
De São Vicente, Natali Damasco começou a experimentar geleias em 2018. Depois de ter o seu filho, que requer cuidados especiais de saúde, a representante bancária sentiu dificuldade para retornar ao trabalho.
Quando o marido, Eric, plantou um pé de amora no quintal, Natali resolveu fazer uma geleia – daí nasceu a ideia do Hum Geleia, que virou oficialmente uma marca em 2020 (e o carro-chefe continua sendo a geleia de amora). A marca se destaca, também, por apostar em sabores sazonais: o da vez é a geleia de vinho-quente, uma experiência que vale a pena conferir.
La Gringa (@lagringa_sp)
Veronica Bazán é a “La gringa”. Nascida na Argentina – daí o nome -, é casada com um brasileiro há 30 anos e santista de coração.
Educadora física, dava aulas na área, mas sempre quis costurar. Até quando ganhou a primeira máquina da filha, começou a fazer cursos e se apaixonou por esse trabalho.
Veronica conta que, depois de arriscar fazendo algumas bolsas, decidiu se dedicar totalmente a essa arte. Desde então, é fascinada pelo trabalho, principalmente com nylon. Olhando seus produtos, conseguimos ver sua inspiração em produtos antigos e elementos que remetem ao litoral.
Lidi Decore Kokedamas (@lidi_decorekokedamas)
Logo ao entrar na feira, os olhos brilham ao encontrar as lindas plantas em kokedama de Lidiane.
Lidi explica que essa é uma técnica japonesa de cultivo de plantas, onde as raízes são plantadas em bolas de musgo. O processo é totalmente orgânico e, por isso, sustentável, além de facilitar a manutenção das plantas, que exigem menos rega.
De Praia Grande, a empreendedora começou em 2023 fazendo vasos de material reciclado. Mas foi só quando se especializou em kokedamas que se encontrou no negócio, e agora já tem dois pontos de venda físicos em Santos e Praia Grande, além de vender em feiras.
Macabéa Acessórios (@macabeaacessorios)
Macabéa já é pioneira: a marca mais antiga da feira, nascida em 1999. Fernanda Gonzaga, a criadora, conta que o negócio nasceu em meio ao movimento “clubber”: “Naquela época, era difícil encontrar acessórios legais.”
Assim, começou a produzir seus próprios acessórios, como cintos, coleiras e braceletes em couro, e a expor em boates gays no início dos anos 2000 – e, inclusive, na antiga loja de Graziella Gonçalves, palestrante do GOMO. Com o tempo, a marca foi mudando. Em 2012, passou a fazer bolsas de couro, depois de lona, que hoje são os principais produtos da marca.
Madre Carpo (@madrecarpo)
Madre Carpo tem um dos produtos mais curiosos de toda a feira. Andrea conta que o marido trabalha com hortifruti há mais de 30 anos. Na pandemia, fez um curso de desidratação de alimentos e viu ali uma oportunidade de negócio próprio.
O produto, além de visualmente lindo, se destaca por ser uma forma diferente de comer frutas: sim, são 100% fruta, com zero adição de açúcar.
Manacá Autocuidado (@manacaautocuidado)
Evelise Nascimento é professora de química na rede estadual de ensino e sempre quis trabalhar com cosméticos. Já na faculdade se interessou por óleos essenciais, mas foi só em 2023, quando conheceu a aluna Maria Luiza na sua disciplina eletiva de óleos essenciais, que a marca nasceu.
As sócias investiram em produtos o mais naturais possíveis. “Não podemos falar que são ‘sem química’, porque, é claro, tudo na natureza é química”, brinca Evelise. Hoje, tem apoio do Feito em Santos e a marca é sua principal fonte de renda.
Moça Phyna (@mocaphyna.br)
O rosto por trás da Moça Phyna é o de Carla Perez. Carla começou sua produção artesanal há 7 anos, depois de se tornar mãe. Com um filho que requer cuidados especiais, começou a fazer cordinhas de óculos em casa para passar mais tempo com o pequeno.
Das cordinhas de óculos, foi para as bijouterias e para as semijoias, hoje grande foco da marca. Faz uma curadoria cuidadosa e muitos produtos são montados por ela. Hoje vende online e expõe em feiras na Baixada Santista e em São Paulo.
Oficina Umi Design de Joias (@oficina.umi)
Sara Martins é a talentosa artista criadora da Oficina Umi. A socióloga sempre trabalhou com moda e acessórios, mas se encontrou na joalheria após fazer um curso na área.
O nome “Umi” vem de “mar” em japonês, o que se reflete em suas peças: a maioria das joias carrega elementos do mar e do litoral em uma pegada minimalista, sempre inspirada nas suas viagens.
Portal Santista de Adoção (@portalsantistaadocao)
O Portal Santista de Adoção nasceu da vontade de incentivar a adoção e o voluntariado. Tatiana Maresias, a idealizadora, conta que começou a ir em feiras e conversar com as protetoras para entender quais eram as suas necessidades.
Administradora e especialista em finanças, Tati viu a oportunidade de organizar os processos: ajudou a estruturar o processo de adoção, melhorou formulários, tirou novas fotos dos pets. Hoje, já tem um grupo de voluntários e parceria com dois abrigos na cidade. A renda da venda dos produtos da feira, como ecobags e calendários dos pets, é destinada a esses projetos.
Saboaria Artesanal Pérola Negra (@canaldaperolanegra)
De Praia Grande, Jaqueline da Cruz cresceu em meio às ervas, sabonetes naturais e argilas, um conhecimento ancestral que passou de avó para mãe e de mãe para filha.
Essa foi a inspiração para criar a Saboaria Artesanal Pérola Negra, onde cria produtos totalmente artesanais com as essências da natureza. Jaque é técnica de enfermagem e se divide entre seu trabalho na saúde e a saboaria natural, uma paixão que virou fonte de renda extra e oportunidade de levar o conhecimento de sua família para o mundo.
Siga todas as marcas participantes da Feira GOMO
- Afete.se Acessórios @afeteseacessorios
- Antonelinhas Bonecaria @antonelinhas.bonecaria
- Aquart @aquart.atelie
- Belas Velas & Aromas @belasvelas.paulatavares
- Chinua @chinuaacessorios
- Claudia Vida Semi Jóias @claudiavidasemijoias
- Felichita @modafelichita
- Feltro pra Presente @feltroprapresente
- Hum Geleia @humgeleia
- La Gringa @lagringa_sp
- Lidi Decore Kokedamas @lidi_decorekokedamas
- Macabéa Acessórios @macabeaacessorios
- Madre Carpo @madrecarpo
- Manacá Autocuidado @manacaautocuidado
- Moça Phyna @mocaphyna.br
- Oficina Umi Design de Joias @oficina.umi
- Portal Santista de Adoção @portalsantistaadocao
- Saboaria Artesanal Pérola Negra @canaldaperolanegra
Esta edição do Festival GOMO de Criatividade conta com o patrocínio de marcas visionárias, como Adobe, DP World, SB7, Alemoa e StartSe, além da Prefeitura Municipal de Santos, por meio dos programas Santos Criativa e Feito em Santos. Apoiam o Festival GOMO as empresas Eletromidia, Programa JB, Juicy Santos, Fixe, Chiquinha Gonzaga Fest, VMB Eventos, Motoradio e Mkt Virtual.