Canais de Santos vão passar por recuperação e modernização
Poucas coisas são mais representativas da cidade quanto os canais de Santos. Esses ícones da arquitetura e do saneamento, que inspiraram soluções similares no Brasil e no mundo, viraram ponto de referência geográfica e até símbolo da cidade vão passar por uma renovação que já está começando.
O Procanais pretende recuperar e modernizar os 12 canais da cidade (sim, eles são mais do que apenas 7). Com um investimento de R$ 11 milhões, o projeto não apenas visa reparar danos estruturais existentes, mas também integrar tecnologias de ponta para uma gestão mais eficaz das águas urbanas.
Atualmente, há trechos dos canais com trincas, rachaduras, solapamentos e assoreamentos que prejudicam o escoamento, a segurança da população e a eficiência hidráulica.
Outra questão que o Procanais busca solucionar é mitigar os problemas de enchentes e poluição. Para isso, o programa vai reforçar taludes e recuperar comportas, assim como instalar sensores para monitoramento hídrico.
Para isso, a proposta incorpora princípios de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), com técnicas e materiais ambientalmente responsáveis.
Identificação de problemas antes da recuperação dos canais de Santos
A primeira fase, com diagnósticos técnicos e reparos emergenciais, já começou no canal 2, na altura da Rua Joaquim Távora.
A princípio, essa etapa atua nas situações de urgência em relação às falências estruturais mais críticas.
A segunda fase, que deve se iniciar entre 2026 e 2028, promete transformar áreas adjacentes dos canais em zonas de lazer e educação ambiental, com caminhos paisagísticos e espaços verdes integrados à paisagem urbana.
Por isso, o Procanais prevê a criação de Caminhos de Saturnino, circuito turístico educativo para conectar história e meio ambiente.
Com o projeto pronto, a sequência é o Departamento de Licitações e Suprimentos, da Secretaria Municipal de Finanças e Gestão (Sefin). Segue para a Procuradoria do Município e se torna oficial em setembro, conforme previsões da Prefeitura de Santos.
Os canais de Santos e sua história
Talvez passando ao lado deles você não saiba, mas os canais de Santos surgiram no início do século 20. O plano inicial de Saturnino de Brito era prevenir alagamentos, combater doenças e organizar o crescimento urbano.
Esses são os canais de Santos, como Saturnino de Brito os planejou:
- Canal 1 – Av. Senador Pinheiro Machado
- Canal 2 – Av. Bernardino de Campos
- Canal 3 – Av. Washington Luiz
- Canal 4 – Av. Siqueira Campos
- Canal 5 – Av. Almirante Cochrane
- Canal 6 – Av. Coronel Joaquim Montenegro
- Canal 7 – Av. General San Martin)
- Rua Moura Ribeiro (Marapé),
- Rua Barão de Penedo (José Menino)
- Rua Brás Cubas (Centro)
- Avenida Francisco Manoel (próximo à Santa Casa)
- Avenida Jovino de Melo (Zona Noroeste)
Mais de um século depois, a cidade se organiza para encarar os desafios presentes e futuros, como o avanço da impermeabilização do solo e as mudanças climáticas.