Brasil pode voltar com horário de verão em 2024
Será que vem aí a volta do horário de verão? Pois é, o papo do momento, segundo a Agência Brasil, é que o horário de verão pode estar de volta às nossas vidas.
Essa medida, que começou em 1985, teve uma interrupção em 2019. Mas, ao que tudo indica, deve fazer parte das nossas vidas novamente. Aquela hora a mais de luz no fim do dia pode se tornar realidade em breve.
A Agência Brasil noticiou que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falou que o retorno do horário de verão “é uma possibilidade real”. Mas calma. Ainda não há decisão definitiva.
Não é à toa
Para quem mora no litoral, como aqui na Baixada Santista, talvez isso signifique mais horas de praia ou de lazer. Mas vamos pensar um pouco nos motivos por trás disso?
O país está literalmente fervendo. Ar condicionado ligado o dia inteiro em empresa, espaços públicos e residências consomem muita energia. Em setembro deste ano, o Brasil bateu o recorde de consumo de energia, chegando a incríveis 105 gigawatts em uma tarde. Para efeito de comparação, a média costuma ser de 85 GW.
O lance é que, se o horário de verão voltar, dá pra aproveitar melhor a luz do dia e, de quebra, economizar na conta de luz. Além disso, ajuda a evitar que as usinas térmicas (aquelas que são mais caras e poluentes) entrem em ação nos horários de pico, geralmente entre 18 e 21 horas.
Como funcionaria o retorno do horário de verão no Brasil?
Se acontecer, provavelmente vai ser igual era antes: começa o horário de verão em 2024 no primeiro domingo de novembro, indo até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. E deve valer pros estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do DF. As regiões Norte e Nordeste ficam de fora, porque lá a diferença de luz não é tão grande.
O ministro Silveira pediu ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e da Secretaria Nacional de Energia Elétrica a elaboração de um plano para o verão de 2024/2025. Um dos fatores é a como vão estar as secas nos próximos dias e semanas. O objetivo é garantir que ninguém fique sem luz nesse período.
E a gente sabe bem que aqui na Baixada Santista isso acontece, principalmente entre o final de dezembro e o Carnaval…
Uma ajuda para os empreendedores
Aliás, um fator que pouca gente menciona é que o horário de verão ajuda os pequenos negócios locais.
Turismo e gastronomia se beneficiam de mais horas de claridade no dia não apenas na economia na conta, mas porque as pessoas ficam propensas a estar nas ruas por mais tempo. Consequentemente, acabam tomando uma cerveja, um sorvete ou fazendo um passeio.
Vale dizer que a volta do horário de verão no Brasil é só uma de várias medidas que precisam ser aplicadas, na prática, para minimizar os efeitos da crise climática no país.
E aí, o que você acha? Tá na torcida pro horário de verão voltar ou prefere como está?