Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Bonde de Santos agora roda com energia solar

Inovador e cheio de história, o “Bonde Camarão”, ícone de Santos, passa agora a ser movido por uma fonte de energia limpa e inovadora: a energia solar. Esta mudança une tecnologia de ponta à preservação ambiental, oferecendo uma experiência de passeio ainda mais significativa e sustentável para santistas e turistas.

www.juicysantos.com.br - Bonde de Santos agora roda com energia solar

Sustentabilidade e história se encontram nos trilhos

O processo de adaptação do veículo turístico para a energia solar foi um projeto meticuloso que levou 2 meses de estudos, montagens e testes. Os painéis solares instalados nos telhados dos bondes ficam responsáveis por alimentar os sistemas de multimídia e iluminação, proporcionando uma redução considerável nas despesas energéticas.

Marcos Rogério Nascimento, engenheiro eletricista que comandou o projeto, compartilha que a iniciativa não só reduz custos, mas também simplifica a manutenção, tornando-a mais rápida e menos frequente.

www.juicysantos.com.br - Bonde de Santos agora roda com energia solar

Além do pioneirismo nesse exemplar dos bondes da linha turística, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) já planeja expandir essa fonte de energia para outros veículos da frota que circula pelo Centro Histórico. As tecnologias envolvem painéis mais potentes que mantêm as características originais dos bondes, garantindo que o patrimônio histórico continuará a ser preservado enquanto se adapta às necessidades contemporâneas de sustentabilidade.

A introdução da energia solar nos bondes de Santos não é apenas um avanço tecnológico; é também uma maneira de educar e sensibilizar a população e os visitantes sobre a importância das energias renováveis.

www.juicysantos.com.br - Bonde de Santos agora roda com energia solar

Como funciona a energia solar em veículos de transporte público

Recentes pesquisas sugerem que a adoção de energia solar em sistemas de transporte público pode significativamente reduzir custos operacionais e a emissão de carbono. Ainda que aqui a gente esteja falando de um bonde usado para o turismo, a realidade de ter veículos movidos a energia solar nas cidades está ficando mais próxima.

Um estudo que saiu na National Renewable Energy Laboratory (USA) afirma que a tecnologia solar está cada vez mais eficiente e adaptável a diversos meios de transporte. Este tipo de energia, além de ser praticamente inesgotável, apresenta uma alternativa muito benéfica em termos ecológicos e econômicos, quando comparado às fontes convencionais.

E, vamos combinar, não falta sol em Santos para alimentar esse tipo de energia…