Texto porJuicy Santos
Santos

Steve Lukather e Edgar Winter: dupla explosiva

Juntar talentos musicais de gerações distintas acaba rendendo sempre bons frutos musicais. No caso do disco An Odd Couple Live, que uniu o veterano músico albino Edgar Winter com o virtuoso e competente guitarrista Steve Lukather, da banda Toto, a combinação foi prá lá de explosiva.

O disco foi lançado em 2010. Mas só tive acesso a ele recentemente. Trata-se de um CD com apenas oito faixas coletadas de shows ao vivo, onde Edgar e Luke (apelido de Steve) tocam clássicos do naipe de Red House (de Jimi Hendrix) e Tobacco Road (um blues tradicional que Edgar já havia tocado ao vivo com o irmão, Johnny Winter).

Há espaço para uma singela homenagem de Luke para Jeff Porcaro, baterista da banda Toto, que faleceu precocemente em 1992. Ele compôs uma peça instrumental Song For Jeff, que conta com participação de Edgar ns teclados.

Do seu repertório, Edgar Winter resgata o megafunk Frankstein, cujo riff grudou na memória de todos que passaram pelos anos 70. A canção fez bastante sucesso no Brasil e aqui é mostrada em uma versão mais longa, com quase 15 minutos de solos.

Desnecessário dizer que a mistura da técnica apurada de Luke com a vitalidade do veterano músico albino deu certo. Não bastasse isso, os dois são grandes amigos. Isso fica evidente nas performances ao vivo que eles fazem juntos.

Abaixo, o vídeo de uma apresentação da explosiva dupla em um festival de jazz do ano de 2000, tocando o blues hendrixiano Red House. Reparem no solo de sax de Edgar e confiram a sua classe no instrumento. Vale lembrar que Edgar integra atualmente a formação da All Starr Band, que acompanha o ex-beatle Ringo Starr. Quanto a Luke, ele segue com a banda Toto e com seus projetos paralelos.

 

By: Luiz Otero