Texto porLuiz Gomes Otero

Novo Kaiser Chiefs traz indie rock de qualidade

O grupo britânico Kaiser Chiefs é um expoente do cenário indie rock que vingou nos últimos anos. A proposta sonora, calcada basicamente nos sons dos anos 60 e 70, parece ter encontrado seu espaço dentro do atual cenário do rock.

Ainda que não apresentem muitas novidades em sua sonoridade em relação aos trabalhos anteriores, os ingleses conseguem convencer com um tipo de rock convencional, sem muitas pretensões, mas com muitos riffs e letras objetivas.

novo álbum kaiser chiefs 2014

“Education, Education, Education & War” é o nome do disco mais recente da banda, que tem o single Coming Home como música de trabalho nas rádios. E a canção é mesmo um dos bons momentos do CD, com refrão que funciona bem ao vivo.

Aliás, a banda já fez um teste de fogo com as canções do disco, tocando-as durante a turnê do ano passado. Nem mesmo a saída do baterista Nick Hodgson, em 2012, parece ter afetado a sonoridade do grupo, que continua firme e forte em sua proposta.

My Life e One More Last Song mostram que a banda do vocalista Rick Wilson está em forma ainda, longe de apresentar fadiga criativa, assim como The Factory Gates, que abre o disco de uma forma forte, com sons de guitarra capitaneando o arranjo com refrões que vão funcionar ao vivo.

A faixa Bows And Arrows mantém aquele tipo de som rápido que a banda já está acostumada a produzir, enquanto Roses já é bem mais cadenciada, ´parecendo até uma balada em alguns momentos, com arrano mais climático.

No final, o som do Kaiser Chiefs não vai decepcionar quem acompanha a banda desde 2003, quando surgiu na Inglaterra. É indie rock de qualidade, com algumas pitadas de pop, sim. Até porque ninguém é de ferro e a banda precisa tocar nas rádios para vender seus discos e promover seus shows.