Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Martin: é assim que se divulga uma banda em 2013

Andando pela Avenida da Praia, perto do Canal 6, encontrei esse cartaz enigmático num poste quase em frente ao Escolástica Rosa.

Martin: é assim que se divulga uma banda em 2013

A frase, muito bem sacada, deixa claro que se trata de algo relacionado a música e ao rock, em particular. Mas a gente só descobre que é a divulgação da banda, chamada Martin, depois que abre o QR Code ou acessa o site.

Assim, essa folha de sulfite com uma sentença de impacto e uns quadradinhos pretos me levou a conhecer um som novo, feito aqui em Santos.

Veja nosso post sobre 20 bandas de Santos e região que você precisa conhecer

Os músicos e bandas hoje precisam usar a internet como forma de divulgação, isso é fato. Mas poucas lançam mão da criatividade e de artifícios novos pra isso.

Não basta ter um site mais ou menos ajeitadinho: é preciso interagir com os fãs no Facebook, editar um vídeo caprichado (e não adianta falar que falta grana, porque existem hoje muitas maneiras, entre softwares  fáceis de usar, crowdfunding ou criação colaborativa de conteúdo, para fazer isso), atualizar canal no YouTube, ter conta no Vine e no Instagram e também monitorar o que estão falando de você na rede.

Outro dia, ouvi uma entrevista da Aliados no Pânico e eles falaram justamente isso: ok, já foram trilha sonora da Malhação e tiveram um curto período de contrato com gravadora. Mas, como independentes, o que leva gente aos shows é a divulgação online. O vocalista, Gustavo Fieldzz, disse que as pessoas cantam as músicas no show porque baixam na internet.

A Martin é mais um exemplo de banda de Santos que está aproveitando esse potencial para ser ouvida e curtida. Bom, eles ganharam o MEU curtir (e o seu, espero).

Para saber o que mais está rolando de bom em termos de música na região, recomendo o blog Cena da Baixada.