Texto porLuiz Gomes Otero

Uma celebração para Dr. John

Em maio de 2014, vários astros da música se reuniram nos Estados Unidos para celebrar a música de Dr. John, um dos nomes mais respeitados do blues e da música pop.

O resultado pode agora ser conferido no incrível disco The Musical Mojo of Dr. John: Celebrating Mac and His Music, que mostra o registro daquele show antológico, com a presença do homenageado no palco, cantando e tocando como nunca!

drjohn1

Para quem não conhece, Dr. John chama-se Malcolm John “Mac” Rebennack, Jr. e tem uma obra musical que navega com facilidade pelo blues, jazz e pop.

Tem no estilo boogie woogie a sua principal característica ao piano. E um tipo de interpretação meio vaudeville, no estilo dos anos 30 e 40.

drjohn6

A combinação de sua música com os convidados acabou não só resgatando a sua obra como ainda renovou suas canções com interpretações cheias de energia.

Basta conferir John Fogerty (ex-Creedence Clearwater Revival) cantando a canção espiritual New Orleans para se ter uma ideia do que o show reserva para o ouvinte.

O dueto de Dr. John com Bruce Springsteen na ótima Right Place Wrong Time é outro ponto alto dessa apresentação. Springsteen, aliás. só se mete em projetos musicais bem legais por sinal.

Podemos destacar ainda o blues cantado de forma competente por Warren Haynes (da Allman Brothers Band). E, pra ficar ainda mais incrível, chega a diva da soul music, Mavis Staples, que emociona na canção Lay My Burden Down.

drjohn5

Mesmo entre os nomes menos conhecidos do público brasileiro, há momentos incríveis de magia musical, como na canção interpretada pelo bluesman Tab Benoit, Stack-A-Lee.

Ryan Bingham, da nova safra de cantores folk, traz a ótima  Back By The River. E Dr. John ainda divide vocais com nomes como Terence Blanchard (revelação do jazz soul) e Sarah Morrow (também um nome fresco da safra de cantoras pop).

drjohn3

A celebração não só cumpre a missão de manter viva a obra do veterano, como ainda serve para mostrar para a geração atual o que Dr. John ainda tem para oferecer para a música pop.

Vida longa e próspera para ele!