Texto porLuiz Gomes Otero

Stills e Collins realizam o sonho em Everybody Knows

No final dos anos 60, Stephen Stills compôs a clássica Suite Judy Blue Eyes, inspirado na bela figura da amiga e cantora folk Judy Collins.

E, agora, quase 50 anos depois, eles resolveram se unir em um disco intitulado Evevybody Knows, cujo resultado ficou acima da média.

stills7

Para quem não conhece, Stephen Stills integrou o Buffalo Springfield e formou um supergrupo que marcou a história do rock, com Crosby, Nash e, mas tarde, Neil Young.

Foi nessa época, aliás, que surgiu a canção inspirada pela musa Judy Collins, que já era um destaque na música folk tradicional norteamericana, posição que ela mantém até os dias atuais.

stills5

A união de forças resultou em um disco com repertório escolhido a dedo pelo dois protagonistas.

Canções de Bob Dylan (Girl from the North Country), Tim Hardim (Reason to Believe) e até da banda Traveling Wylburys (Handle With Care) ganharam versões competentes feitas pela dupla.

A voz doce de Judy se contrapõe ao timbre mais forte e bruto de Stills. Mas, ao invés de destoar, essa mescla acabou por funcionar de forma efetiva nesse disco. Até porque a música folk é a base da formação de Stills, juntamente com o rock’n roll.

Ficou muito legal também a homenagem de Stills cantando a doce canção folk Judy, mais uma que ele fez para a sua parceira musical. E, por sua vez, Judy arrasa na ótima River Of Gold.

Uma aula de como se cantar a autêntica música folk, assim como a faixa Houses, outro destaque positivo desse disco.

Stills

O álbum Everybody Knows tem uma produção impecável, que soube valorizar perfeitamente o encontro musical histórico de um músico consagrado com a cantora que serviu como sua fonte de inspiração nos final dos anos 1960. Recomendo a audição desse álbum em final de um dia cansativo de trabalho.