Texto porLuiz Gomes Otero

Hillbilly Moon Explosion, o rockabilly que veio da Suíça

O estilo rockabilly teve sua origem nos Estados Unidos entre os anos 40 e 50. Mas acabou influenciando músicos em várias partes do mundo.

E, até hoje, o estilo continua fazendo adeptos, como é o caso da banda The Hillbilly Moon Explosion, fundada na Suíça em 1998, que lançou este ano o surpreendente álbum  With Monsters And Gods, com clima bem retrô e muito bem produzido.

A banda tem como integrantes Oliver Baroni (baixo), Emanuela Hutter (vocal e guitarra), Duncan James (guitarra) e Luke Weyermann (bateria).

O disco traz 14 faixas que parecem ter sido produzidas em uma época do passado. Conta com participações do cantor Mark Sparky Phillips, da banda Demented Are Go, na releitura de Jackson, um clássico do estilo country, e na sombria Black Ghost. Há também outra ótima cover de Call Me (hit da banda Blondie nos nos 80), que ganhou uma roupagem totalmente diferente no arranjo rockabilly.

hill8

É interessante ouvir a bela voz de Emanuela Hutter. Os resultados ficam acima da média em faixas como Heartbreak Boogie e You Miss Something, ambas também com vocais de Oliver Baroni. Mas é a vocalista que acrescenta um certo charme europeu ao som rockabilly produzido pelos suíços.

Vale a pena conferir as faixas Midnight Blues (hit de Charlie Rich)  e Down on Your Knees para perceber a sonoridade que a banda desenvolve. A faixa que dá nome ao disco (With Monters And Gods) traz um certo clima de balada do estilo folk, que parece ter saído do repertório de algum artista dos anos 60. É um grande momento do disco.

Vale destacar também o clima bem humorado entre os integrantes da banda, que pode ser conferido nos vídeos oficiais das canções disponibilizados no YouTube. Eles parecem estar se divertindo o tempo inteiro.

FREUDCD120_Promo

Mesmo tendo sido produzido e lançado nos dias atuais, o With Monsters And Gods soa bem atual e comprova que o estilo rockabilly não só resistiu ao tempo como continua fazendo sucesso mundo afora, reciclando sua sonoridade em trabalhos como o da banda The Hillbilly Moon Explosion.