08/09/2017 Por Luiz Gomes Otero Música e álbuns

Há 20 anos, música e solidariedade para Montserrat

Há 20 anos, o palco do Royal Albert Hall, em Londres, recebeu vários artistas famosos da música para um concerto beneficente em prol da Ilha de Montserrat, situada no Caribe.

Na época, o local havia sido arrasado por um vulcão que estava inativo havia 400 anos.

E o Music For Monserrat foi registrado em vídeo e acabou se tornando um dos melhores shows musicais de todos os tempos.

mont8

A iniciativa do evento partiu de Sir George Martin, o produtor dos Beatles nos anos 1960, que mantinha um estúdio de gravação em Montserrat, o Air Studio.

O estúdio recebeu vários músicos famosos, entre eles, o grupo Dire Straits, que lá gravou o antológico e multiplatinado álbum Brothers In Arms.

mont4

A figura de Martin no comando do evento conseguiu reunir um time de astros perfeito para atrair o público no mítico teatro britânico.

Phil Collins, Eric Clapton, Sting, Elton John e Paul McCartney se uniram a outros músicos para promover a solidariedade por meio da música. Todos abriram mão dos cachês em prol da causa beneficente.

MOnt1

O show foi a última aparição do veterano Carl Perkins, um dos pioneiros do rock, que faleceria meses depois.

Perkins mostrou uma energia invejável ao cantar a clássica Blue Suede Shoes, de sua autoria. Acabou se tornando um registro emocionante para a história da música.

Há, ainda, as apresentações do veterano Jimmy Buffett e do músico Arrow.

mont2

Phil Collins canta Take Me Home, de sua carreira solo.

Depois, assume a bateria em quase todas as apresentações.

Eric Clapton toca Same Old Blues e Layla acompanhado de Mark Knopfler, do Dire Straits.

Depois, performa novamente – dessa vez como guitarrista convidado com Knopfler, que mandou a sua Money For Nothing com os backing vocals providenciais de Sting.

Elton John, ao piano, faz Live Like Horses e o seu primeiro hit, Your Song.

Sting canta uma versão acústica de Message In a Bottle, hit da banda The Police.

mont7

Paul McCartney fecha a noite com uma versão acústica de Yesterday e um gran finale com o pout pourri do disco Abbey Road (Golden Slumbers/Carry That Weight/The End, com direito a duelo de guitarras com Clapton e Knopfler) e mais Hey Jude, dos Beatles.

Não bastasse isso, ainda fez uma verdadeira jam session com Kansas City, um clássico do rock´n roll com todos presentes no palco.

mont3

Music For Montserrat tinha como objetivo principal chamar a atenção para a causa de recuperação da ilha caribenha. Mas acabou entrando para a história também como um dos maiores shows musicais de todos os tempos.

Quando lançado, era um DVD difícil de encontrar. Por sorte, hoje dá pra encontrar os vídeos no YouTube.