11/11/2017 Por Luiz Gomes Otero Música e álbuns

David Gilmour e a volta para as ruínas de Pompeia

Quarenta e quatro anos depois de o Pink Floyd tocar nas ruínas de Pompeia, um dos integrantes da banda, David Gilmour decidiu repetir a dose e voltar com as suas guitarras Fender Stratocaster e Telecaster ao mítico espaço localizado na Itália.

O show Live At Pompeii, registrado em 2016, saiu recentemente nos cinemas. E agora pode ser curtido em CD e DVD, para a alegria dos amantes do rock progressivo.

david1

É impossível não reconhecer o toque de Gilmour na guitarra. Seja nos hits do Pink Floyd, seja nas canções mais recentes, ele deixa sempre sua marca nos solos.

david4

Quem viu o show do cara no Brasil vai reconhecer boa parte do repertório que ele tocou em Pompeia. Da fase mais recente, ele executa com maestria Rattle That Lock e Faces Of Stones, entre outras.

Mas são os hits antigos que fazem chorar os fãs de carteirinha. Nesse set list estão Money, Run Like Hell, Wish You Were Here, Shine On You Crazy Diamond, Time (essa arrepia qualquer um logo nos primeiros acordes), One Of These Days e Comfortably Numb.

Gilmour também resgata uma fase mais recente do Floyd, com a igualmente ótima High Hopes.

A banda de apoio conta com duas feras experientes nos teclados – Gregg Philliganes e Chuck Leavell. Isso faz a diferença no resultado final dos arranjos e da produção.

DAVID GILMOUR - LIVE AT POMPEII 2xCD, BLU-RAY, 2xDVD, BLU-RAY + CD DELUXE EDITION BOXSET, 4xLP BOXSET, HD DIGITAL DOWNLOADS TO BE RELEASED ON COLUMBIA RECORDS ON SEPTEMBER 29, 2017 (PRNewsfoto/Columbia Records)

Claro que, no final das contas, você que é fã do músico, pode achar que faltou essa ou aquela canção.

Mas creio que vale a pena esquecer um pouco isso, curtir esse maravilhoso show e refletir com os versos de Time.

…Cada ano que passa fica mais curto/Parece nunca arranjar tempo/Planos que tampouco deram em nada/Ou meia página de linhas rabiscadas/Se apegando a um desespero silencioso, este é o jeito inglês/O tempo passou, a música acabou/Pensei que eu teria algo mais a dizer…