07/10/2017 Por Luiz Gomes Otero Música e álbuns

Blues Beatles renova a sonoridade dos Fab Four

O que aconteceria se os Beatles decidissem investir no som com estilo blues?

Para os integrantes da banda Blues Beatles, a resposta já está no nome escolhido para o grupo, que acaba de lançar o seu primeiro CD.

Eles partem do ponto de vista de que tudo o que os quatro cavaleiros de Liverpoool produziram nos anos 60 poderia passear tranquilamente pela seara do blues rock.

blues-beatles1

Ok, alguns céticos poderão dizer que o blues sempre foi o embrião do rock. Mas não deixa de ser interessante perceber certas nuances que os arranjos focados no blues produzem dentro de composições clássicas dos Beatles.

A Blues Beatles é formada por Marcos Viana na voz principal, Flávio Naves no Hammond B3 e piano, Lancaster na guitarra e backing vocal, Bruno Falcão no baixo e backing vocal, Fred Barley na bateria e backing vocal, e Denilson Martins no saxofone e backing vocal.

blues-beatles10

Músicas como Help, Ticket to Ride e A Hard Day’s Night recebem arranjos novos, em que alguns elementos marcantes são preservados e outros modificados para que o universo do blues entre em ação.

O resultado é um som interessante, no qual as melodias familiares dos Beatles se misturam com solos de guitarra, Hammond, piano e saxofone, que seguindo a tradição do blues, são sempre improvisados.

blues-beatles8

Ficou bem legal a fusão de The Word (do disco Rubber Soul) com a introdução com órgão hammond com citação de Booker T. O mesmo vale para a versão crua de Ticket To Ride, com introdução de solo de guitarra bem característica do blues. O resultado final sempre agradará que curte os Beatles e também quem curte o blues.

I’ve Got a Feeling é, talvez, a canção que mais se aproxima dentro do espírito do blues nesse repertório escolhido. E ficou ótima nessa versão da Blues Beatles. E tem ainda Stand By Me, que apesar de não ter sido gravada em disco pelos Beatles, era tocada por eles no início de carreira e virou clássica na voz de John Lennon nos anos 70. Ou seja, está tudo em casa.

blues-beatles4

Foi uma ótima sacada trazer os Beatles para o universo do blues. E, como o repertório é bem vasto, é possível pensar em lançar outros discos. Espero que a Blues Beatles continue essa sua saborosa trilha musical.