Texto porLuiz Gomes Otero

1967 – o ano mágico para a música

O que será que se passou no planeta Terra em 1967?

Parece que os astros estavam favoráveis para a música, em especial, para o rock. Vamos aqui relembrar alguns lançamentos e eventos ocorridos naquele ano, que parece nunca ter terminado de fato.

the-doors-1967

The Doors lança o primeiro álbum

Foi no início de janeiro de 1967 que a banda americana The Doors lanou o seu primeiro e mais embleático álbum, que levava apenas no nome da banda no título.

O mundo balançou ao ouvir a banda entoando canções climáticas como The End, mescladas com outras com a dose certa de rock como Break On Trough (com batida inicial inspirada na bossa nova brasileira) e Light My Fire.

Rolling Stones se apresentam no Ed Sullivan Show

Foi no dia 15 de janeiro que a banda britânica Rolling Stones subiu ao palco do Ed Sullivan Show, nos EUA. Na ocasião, cantaram Let’s Spend The Night Together (que teve parte da letra alterada a pedido do apresentador) e a balada hippie Ruby Tuesday. E o grupo ainda lançaria naquele ano os álbuns Between The Buttons e Their Satanic Majesty’s Request.

Velvet2

Velvet Underground And Nico lançam o primeiro álbum

Contando com os geniais Lou Reed e John Cale, a banda americana Velvet Underground lançou em março de 1967 o seu primeiro disco, com participação da cantora Nico. Este foi (e ainda é) um dos mais influentes discos da história do rock.

Jefferson+Airplane+Jefferson_airplane_1

Jefferson Airplane lança o álbum Surrealistic Pillow

A banda norteamericana Jefferson Airplane, um dos ícones do chamado rock psicodélico, lançou em março de 1967 o disco Surrealistic Pillow, com hits que marcariam a história da banda e dariam o tom de muito do que viria pela frente na música pop.

monterrey_1

Monterey Pop Festival, um marco para o rock

Realizado em três dias do mês de junho de 1967, nos Estados Unidos, o Monterey Pop Festival reuniu diversas bandas e artistas que buscavam seu espaço dentro do cenário musical da época. Foi esse festival que projetou Jimi Hendrix e Janis Joplin (ainda vocalista da Big Brother & The Holding Co. Sua performance e os desdobramentos de Monterey, aliás, são pontos altos do documentário Janis – Little Girl Lost, disponível no Netflix). Além disso, os shows consolidaram o estrelato de grupos como Mamas And Papas, The Who e The Byrds, entre outros.

beatles1

Os Beatles lançam Seargent Pepper´s Lonely Hearts Club Band

Ainda em junho de 1967, os Beatles lançam Seargent Pepper´s Lonely Hearts Club Band, um álbum que acabou se tornando um marco na história da banda, com tons experimentais no estúdio e verdadeiras obras-primas em suas faixas.

bee_gees1

Bee Gees lançam o seu primeiro álbum

Embora tenham estourado de vez nos anos 70, os Bee Gees, cujo núcleo era o trio de irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb, lançaram em julho o seu primeiro disco, emplacando hits logo de cara. Um deles era Massachussets, uma canção inspirada pelo clima Peace And Love, da segunda metade da década de 60.

pink_floyd1

Pink Floyd estreia em disco

O primeiro disco da banda britânica Pink Floyd, ícone do chamado rock progressivo, saiu em agosto de 1967. The Piper At The Gates Of Dawn continha a genialidade de Syd Barrett, que logo depois sairia da banda em função de problemas provocados pelo uso excessivo de drogas.

festival_MPB4

Festival de Música Popular projeta futuros astros no Brasil

O terceiro Festival de Música Popular Brasileira da TV Record aconteceu entre setembro e outubro de 1967 e jogou luz em um nova geração de intérpretes e compositores, que acabariam se projetando nos anos seguintes, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Edu Lobo, entre outros.

cream1

Cream atinge o auge com Disraeli Gears

Lançado em novembro de 1967, Disraeli Gears, o segundo álbum do power trio Cream, não só consolidou a carreira do grupo como representou o auge criativo da banda, que se esgotaria nos discos seguintes. Aqui estão clássicos como Sunshine Of Your Love, por exemplo.

monkees1

Monkees venderam mais que os Beatles em 67

E não é que a banda americana The Monkees acabou o ano de 1967 com índices de vendagem de discos superiores aos dos Beatles e dos Rolling Stones? Também, com um super hit composto por Neil Diamond, eles pareciam ter encontrado a fórmula mágica para o sucesso.

beatles2

Estreia de Magical Mystery Tour com os Beatles

No dia 26 de dezembro de 1967, uma produção da TV inglesa lançou o especial Magical Mystery Tour com os Beatles. A qualidade da produção pode até ser questionada, mas as canções continuavam mostrando toda a genialidade dos Fab Four.