Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Desafio de canoagem e SUP: Santos – Paraty

Cerca de 280 quilômetros dividem as cidades de Santos e Paraty (RJ).

Em uma estimativa, o Google Maps diz que são necessárias 4 horas e 39 minutos dirigindo sem parar e, é claro, sem a interferência do trânsito que pode surpreender pelo caminho.

Mas, e se ao invés de usarmos as estradas, tivéssemos o mar como via?

Parece loucura para você? Pois é isso que uma turma de canoístas e praticantes de Stand Up Paddle (SUP) aqui de Santos vai fazer: percorrer o trajeto entre Santos e Paraty pelas águas que ligam as duas cidades.

canoagemImagem: Blog de Leonardo Esch

O Desafio de Canoagem e SUP começa no dia 9 de outubro, na Ponta da Praia. O objetivo é chegar ao destino final, a praia do Pontal, em 5 dias, quando normalmente o tempo é o dobro deste.

“Serão 280 quilômetros em 5 dias, percorremos em torno de 50km/dia, com paradas em praias conhecidas”, explica o organizador do projeto, Alessandro Cersossimo.

Apesar de nomeado como desafio, o percurso não é uma competição e nem uma expedição. Alessandro explica que trata-se de algo mais parecido com um rally, em que existem tempos e datas de checkpoints que devem atingidos dentro do prazo, independente das condições de mar e clima.

Logística

O evento é aberto e qualquer atleta interessado pode participar.

Para isso, basta entrar em contato por meio da página do Desafio de Canoagem e SUP, lá no Facebook. É possível participar do trajeto completo ou apenas de pequenos trechos.

Vale a pena ressaltar que, por se tratar do primeiro desafio deste tipo aqui na região, não há nenhum tipo de apoio. Isso significa que todos os custos com hospedagem, transporte e alimentação ficam por conta dos próprios participantes.

“Espero ganhar visibilidade após este primeiro desafio para atrair empresas e pessoas interessadas em desenvolver essa atividade”, diz, otimista.

Se você não vai conseguir ficar pronto a tempo, mas ficou interessado, uma boa notícia: outros desafios já estão planejados. Depois que voltarem de Paraty, essa galera vai encarar Santos – Montão de Trigo, em 2 dias e cerca de 65KM/dia; depois virão Os 7 desafios dos mares, que são trajetos de 85 a 120KM/dia, a serem cumpridos em 24hs.

Gostou da ideia? Você também pode criar o seu desafio junto com essa galera.

“O mais importante é ensinar as pessoas a fazerem projetos e assim poderem visualizar a real dimensão do seu desafio e se prepararem para ele”, finaliza.