Texto porLudmilla Rossi
Santos

Juicy Santos na Casa TPM 2016: nós AMAMOS o evento!

No último final de semana aconteceu em São Paulo um evento organizado pela revista TPM onde as mulheres foram, merecidamente, protagonistas. Propondo reflexões para romper os clichês e os preconceitos que ainda persistem no nosso dia a dia, o evento fez o Juicy Santos subir a serra para curtir um domingo diferente na companhia de presenças de peso dentro do universo feminino.

Acompanhada de um belíssimo dia de sol, cheguei ao evento com as expectativas lá acima – todas superadas com o passar do dia. A locação escolhida não poderia ser mais perfeita: um ambiente de decoração arrojada e que remete a todo o poder feminino em cada um dos seus detalhes – além de uma receptividade ímpar de toda a produção do evento. Lá dentro, as possibilidades eram infinitas em uma atmosfera que exalava histórias interessantes a cada canto.

casa-tpm

Minha jornada começou dentro do espaço montado pela 51, com tudo que uma mulher precisa para ficar com as unhas lindas. Lá o tratamento foi incrível. Várias opções de drinks a nossa disposição (o de groselha com pêssego estava magnífico!), além de um papo tão gostoso que me fez perder a noção das horas. Histórias, muitas histórias. Cada uma das meninas ali mostrando um pouco da sua vida através das esmaltadas unhas que saiam desfilando pelo evento.

casa=tpm-51

Com as unhas feitas, fui conhecer mais da Casa, quando esbarrei com o espaço Manual de Mão. Lindo nos detalhes, este cantinho contava o projeto de mulheres empreendedoras com produtos super exclusivos e de um cuidado incrível. Das peças de cerâmica a acessórios, era possível encontrar quase qualquer coisa feita artesanalmente e com muita qualidade (se você ficou curioso, confira um pouco sobre o trabalho dessas mulheres aqui).

casa-tpm-03

Depois, maquiagem! A Natura reservou um cantinho para deixar as mulheres ainda mais lindas. Lá recebi algumas dicas super bacanas, além de descobrir um pouco mais sobre o universo das maquiadoras através da história da maravilhosa Bruna Carvalho, batalhadora, mãe e sonhadora, que faz um trabalho lindo com seus pincéis e bases.

casa-tpm-02
Toda montada, fui prestigiar a área de alimentação com food bikes bem diferentes e arrojados, além de um painel do Spotify, que garantia o acesso premium por 30 dias de todas as pessoas que fizessem o download do aplicativo no evento. Lá também pude participar da promoção da marca Hickmann Eyewear, que pedia por fotos criativas com a tag #HickmannNaCasaTPM, dando como prêmio um modelo lindo de uma das mais novas linhas lançadas. E adivinha só quem ganhou? Eu mesma!

casa-tpm-01

Depois de tanta diversão, tive a oportunidade de assistir a discussão do painel “Uma questão de gênero”, que trazia esse tema super atual para um ambiente de argumentação super leve e com a participação do ator e empresário Thammy Miranda, da criadora da fanpage Travesti Reflexiva e coordenado ra do cursinho EducaTrans, Sofia Favero, e da psicanalista e criadora do portal de notícias Transexuaissp, Maya Fogel.

Lá se falou um pouco como o entendimento do sexo está muito mais atrelado a maneira como você enxerga o mundo, do que a fisiologia do corpo humano de fato. Discutiu-se sobre a liberdade sexual aplicada às mulheres e todas as minorias oprimidas na sociedade. Os componentes do painel falaram também sobre como a opressão acaba influenciando na formação do caráter e como a educação precisa se moldar a esse novo tipo de sociedade ao qual estamos inseridos.

Um dos pontos altos foi conhecer mais sobre o projeto Educatrans, que valoriza a escolarização de travestis e transsexuais, que muitas vezes largam os estudos por se sentirem deslocados e desrespeitados pelos colegas. O projeto é lindo e vale a pena conhecer um pouquinho mais!

O painel terminou levantando a questão de como será o futuro da sexualidade na nossa sociedade e no mundo. A depender de pessoas como as que conheci no evento para a formação das próximas gerações, podemos esperar muito mais tolerância.

liniker-na-casa-tpm

Depois desse bate-papo maravilhoso e reflexivo, foi a hora de curtir o show da Liniker, artista super engajado ao tema do evento e que vem trazendo uma série de debates por não distinguir seu gênero (não é maravilhoso pensar em alguém tão liberto dessa maneira?), que encerrou o evento.

Dia excelente que veio com uma surpresa nos últimos minutos: um encontro inusitado com Criolo. Nessa hora não fingi costume e tietei bastante. Agradeci pelo seu trabalho incrível e pela maneira que sua música toca minha alma. Claro que garanti uma foto para registrar o momento e, assim, botei o pé na estrada de volta para praia, com memórias de um dia que me fez refletir como ainda temos tanto a aprender e evoluir.

Com a colaboração de Anna Fernandes, nossa correspondente na Casa TPM

anna-fernandes-casa-tpm

Mais sobre Anna Fernandes

Sou um pouco calma, um pouco loucura. Um tumulto de sonhos materializados nas pequenas conquistas do dia a dia. Canto para espantar as más energias, desenho para aliviar minha alma, escrevo para tornar real meus pensamentos. E nesse misto, vivo cada momento acreditando que o melhor sempre ainda está por vir. Orgulho minhas raízes, mas desejo semear o mundo com um pouco da minha loucura contida.