Cantina Babbo Américo, uma tradicional cantina italiana em Santos
Conversamos com Américo Júnior, da Cantina Babbo Americo, no podcast do Juicy Santos.
A casa surgiu como Cantina Liliana em 1967 no mesmo endereço: Av. Ana Costa, 404.
No fim de 2014, passou a se chamar Babbo Americo, em homenagem a Américo Carreira Vieira, pai de Américo Júnior.
A história da Cantina Babbo Americo, tradicional cantina italiana em Santos
Sr. Américo iniciou no restaurante como garçom e depois o comprou da italiana Liliana, em sociedade com Julio Reinaldo Rodriguez (já falecido).
Américo saiu aos 15 anos da cidade de Batalha, em Portugal, e foi trabalhar na Cantina Liliana ainda nos anos 60. Na época, os proprietários eram os italianos Dona Liliana e o marido Carlo Gonelli. Após três anos, eles decidiram voltar para a Itália e venderam o restaurante para Américo e outros dois garçons.
Com o falecimento dos sócios, a parceria entre as famílias acabou em 2014. A família de um deles adquiriu a marca Cantina Liliana e abriu um restaurante em outro endereço. Américo ficou com a casa, que passou a se chamar Cantina Babbo Américo, uma homenagem à ele, que sempre apreciou a culinária italiana. Junto com os dois filhos, ele passou a comandar o estabelecimento.
A pizza de champignon que só tem no Babbo Americo
Ela foi criada juntando ingredientes de dois pratos muito pedidos na casa: o estrogonofe e o coquetel de camarão. Ele usou o champignon de uma receita e o molho rosé da outra. E, então, adicionou molho de tomate, muçarela e salame.
Os cogumelos são preparados na panela com creme de leite, leite, catchup e conhaque.
Virou a marca registrada da cantina e já foi replicada em outros lugares do Brasil. Atualmente, responde por 40 a 50% das vendas de pizza da casa.
E a casa do “Babbo” se tornou referência como um negócio de família que se mantém relevante por gerações.