Texto porLuiz Fernando Almeida

Fique esperto: #VoteLGBT.

As eleições estão batendo na porta e precisamos ficar atentos às nossas escolhas.

Já comentei aqui na coluna a respeito da ausência de propostas efetivas para a comunidade LGBT no plano de governos dos candidatos à presidência.

É preciso votar com consciência e entender que a comunidade LGBT tem, SIM, força pra decidir quem pode representá-la em todas as esferas.

vote

Nesta semana, um crime de ódio e homofobia teve repercussão nacional: Joao Antônio Donafi foi morto, estrangulado e teve as duas pernas quebradas. Dentro de sua boca, colocaram um bilhete “Vamos acabar com essa raça maldita (gays)”.

Ainda tem o caso do incêndio no local onde aconteceria uma cerimônia coletiva de casamento de 28 casais heterossexuais e de duas mulheres. Vai me dizer que você acha que foi acidente?

Diante desses fatos em tempos eleitorais, vem à tona a questão da Criminalização da Homofobia como prioridade dos candidatos.

Entre 2013 e 2014, foram documentados 312 assassinatos de gays, travestis e lésbicas no Brasil, de acordo com relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia. Os números representam um assassinato a cada 28 horas.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 122/2006, que criminaliza a homofobia, desde o ano passado tramita em conjunto com a proposta do novo Código Penal, o Projeto de Lei do Senado 236/2012, sem prazo para ser votado.

O PLC 122, da deputada Iara Bernardi (PT-SP), foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2006 e desde então aguarda exame no Senado.

TODOS os candidatos começam a pegar carona nessa onde e dizer que apoiam a união entre pessoas do mesmo sexo, criminalização à homofobia e que pensam em políticas públicas para os LGBTs. Marina já disse, já retirou. Dilma já falou e Aécio também afirmou que está com a galera (risos infinitos). Mas todo mundo diz o que quer, ainda mais em época de eleições.

Pensando nisso, essa semana lançaram na internet a campanha #VoteLGBT.

O site colaborativo lista os candidatos que já se comprometeram explicitamente com a defesa dos direitos civis de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.

O guia conta com as propostas de 100 candidatos de diferentes partidos, que disputarão cadeiras tanto no Congresso quanto nas assembleias legislativas.

Dá pra consultar por estado ou cargo e também contribuir para aumentar a lista com indicações de novos nomes. Tá, meu bem! As beeshas estão começando a ficar mais conscientes da nossa força. É importante acessar este site pra se informar um pouco mais a respeito das propostas.

A região NÃO TEM UM CANDIDATO que esteja nesta lista. Também não sei de NENHUM candidato que tenha propostas efetivas para a comunidade LGBT na região. Não adianta fazer boca de urna na boate porque as gays não vão dar nem confiança, tem que chamar na chincha pra conversar, marcar reunião, conhecer os formadores de opinião, militantes pra ter credibeelidade.

Depois, dizem que não vivemos em uma cidade conservadora, preconceituosa e retrógrada.

Vai entender…

Rapidinhas do Mundo LGBT

Hoje tem Revival na The Club Litoral. A noite tem como base os sucessos musicais que marcaram uma década de sucesso e conta ainda com shows de Drags que brilharam no palco da casa. Jhullia Marques e uma das estrelas da noite.

Lívia Louzada, da Tribal Club, é  só sorriso: este fim de semana esta pra lá de agitado no casarão do centro histórico da cidade. Na sexta, tem noite de Heavy Metal, sábado é a vez das bees dominarem tudo numa noite que tem 13 horas de festa e diversos DJs no Line Up e no domingo ela recebe a segunda edição do Bazar Cafofo que mistura moda, musica e arte. Haja folego!

Na sexta-feira, 19 de Setembro o Curta-metragem Dama da Noite, dirigido por Dino Menezes e protagonizado por este que vos escreve, tem sua primeira exibição na Sonífera Ilha, integrando a programação do Curta Santos. A sessão e às 21h, no Cine Roxy do Gonzaga e tem entrada franca. Recomenda-se chegar com certa antecedência.

No dia 21 , na The Club, tem Magic Space comemorando 02 anos de sucesso no Litoral com uma edição daquelas que prometem riscar a agenda na segunda-feira de muita gente. Até porque já tem um after oficial programado. Sentiu o drama, né?  Não se fala em outra coisa nessa cidade… Sucesso aos meus queridos Rapha e Marcello.