Texto porLuiz Fernando Almeida

Cultura e diversidade na terceira edição da Sansex

Valorizar produções artísticas, modificar paradigmas e promover discussões sobre a sexualidade humana. Essa é a missão da 3ª edição da SANSEX – Mostra de Cinema e da Cultura da Diversidade Sexual de Santos, que acontece entre os dias 27 e 31 de maio. Toda a programação tem entrada franca.

A programação é voltada a todos os públicos, em cinemas, teatros e pontos de cultura espalhados pela cidade de Santos.

As ações pretendem reunir cineastas, estudantes, pesquisadores, artistas, militantes, comunidade LGBT e público em geral interessado na temática, por meio das linguagens artísticas.

sansex 2014

Entre as atividades programadas, destacam-se o show Tsunany, de Nany People, as sessões de curtas, a exibição do longa metragem São Paulo em Hi Fi, de Lufe Steffen, os espetáculos teatrais” Dama da Noite” com Luiz Fernando Almeida e Dentro de mim mora outra com Renata Carvalho.

As festas paralelas ao evento acontecem no Torto Mpbar, com a tradicional Vitrolada, e na Tribal Club. Além disso, a programação conta com intervenções artísticas feitas pela Revista Sanatório Geral, o Sarau da Diversidade e a exposição O T da Questão.

Mais informações no site oficial www.sansexsantos.com.br e na fan page www.facebook.com/mostrasansex

Veja a programação completa da Sansex 2014:

26/05 – SEGUNDA

LANÇAMENTO SANSEX

INTERVENÇÃO ARTISTICA

Oficina Cultural Regional Pagu

(Rua Espírito Santo, 17, Campo Grande).

20h: Exposição: “O T da Questão”

A exposição “O T da Questão” traz fotos de Eduardo Moraes e foi construída a partir de imagens que captam fragmentos do universo de travestis, transexuais e transgêneros pelo Estado de São Paulo. A exposição buscou retratar espaços, lugares e atividades nas quais podem viver sua identidade de gênero de forma digna em contraposição às notícias cotidianas que relatam cenas onde o preconceito e a violência estão à espreita.

“O T da Questão”, além de comemorar o 29 de Janeiro – Dia da Visibilidade Trans, traduz-se numa homenagem sincera a um segmento que não recebe nada da sociedade além de olhares de desaprovação, ofensas verbais e, muitas vezes, tiros e facadas.

Nós, curadores desta exposição fotográfica, buscamos mostrar, através das imagens da lente de Eduardo Moraes, toda a delicadeza, criatividade, talento e capacidade profissional das pessoas travestis, transexuais e transgêneros, construindo um mundo onde não cabe nenhum tipo de discriminação e preconceito.

A mostra está dividida em temas que perpassam pela Militância, Cultura, Manifestações, Carnaval, Concursos de Beleza e a Vida Social de algumas personalidades travestis, transexuais e transgêneros. São momentos de exceção que deveriam se tornar lugar comum para uma sociedade que se diz justa e igualitária.

27/05 – TERÇA

ABERTURA

Teatro Guarany

(Praça dos Andradas 100 – Centro)

 

20h30: Cerimonia de Abertura – Mestre de Cerimonia Nany People.

Hostess: Jhullia Marques.

MOSTRA DE TEATRO

20h45: Nany People – “Tsunany”

Classificação: 14 anos

Os ingressos devem ser retirados a partir da segunda-feira dia 19/05 a partir das 14h na bilheteria do Teatro Guarany. Sugerimos a troca do ingresso por 1 kg de alimento não perecível que será doado para o GAPA.

nany

“TsuNANY” é novo solo stand-up idealizado por Nany People. O show relata de maneira divertida os diversos “mal-sucedidos hábitos” da vida moderna, como a cirurgia plástica sem limites, os exercícios físicos em excesso, os hábitos alimentares desregrados, o uso indiscriminado e, muitas vezes, indevido de celulares e, consequentemente, os hábitos sobre os relacionamentos sociais, afetivos e sexuais.

Nesse novo solo, a atriz apresenta uma personagem que traz o comportamento de uma RELATORA SOCIAL, que expõe assuntos sobre os diversos temas e permite o espectador se tornar um observador de si mesmo e, é claro, mantendo a linha espontânea e a intensa interação com o público. “TsuNANY” É Tudo aquilo que você vê, se identifica, se critica e não se crucifica… DIVERTE-se!

FESTA

22h: Vitrolada – DJ Wagner Parra recebe DJs acidentais Silvio Carvalho e Lívia Louzada

Classificação: 14 anos

Wagner Parra recebe como convidados os proprietários das duas casas noturnas LGBT de maior destaque na região. Silvio Carvalho da The Club Litoral e Lívia Louzada da Tribal Club.

28/11 – QUARTA

MOSTRA DE CINEMA

CinEspaço- Shopping Miramar

(Rua Euclides da Cunha, 21. Gonzaga).

19h30: Sessão: CURTA CRIS

Classificação Etária: 14 anos

O Melhor Amigo

Direção: Allan Deberton

Tempo: 17:06

2013 – Ficção – Cor

Sinopse: Sábado, primeiro dia de férias. Lucas e Felipe decidem ir à praia.

Jessy

Direção: Paula Lice, Ronei Jorge e Rodrigo Luna.

Tempo: 15:06

2013 – Documentário – Cor

Sinopse: Jessy é a versão curta do documentário Jéssica Cristopherry, e assim se chamavam todas as personagens da infância de Paula Lice. Atriz, dramaturga e mulher, Paula conta com o apoio das madrinhas para resgatar Jéssica e realizar o desejo de ser transformista.

Canto de Outono

Direção: André Antônio

Tempo: 13:24

2014 – Ficção – Cor

Sinopse: Chegado o outono. Em breve iremos mergulhar nas trevas frias.

Miragem

Direção: Alex Rancor

Tempo: 07:59

2013 – Ficção – Cor

Sinopse: Dois amigos em um bar, André e Marcio, dialogam sobre seus sentimentos. No outro lado da cidade duas amigas em um parque estão prestes a tomar uma atitude. Logo uma conclusão um tanto inusitada irá surpreender a todo

MOSTRA DE TEATRO

UNIFESP

(R. Silva Jardim, 136 – Vila Mathias).

20h30: Superbacana Produções: Dama da Noite

dama nova

Sinopse: Luiz Fernando Almeida encarna a “Dama da Noite” e as angústias de um ser humano que não se sente inserido no mundo que vê e vive. O premiado monologo já cumpriu 12 temporadas em Santos, duas em São Paulo e viajou pelo país em capitais como Curitiba, Rio Branco e Rio de Janeiro. A direção e de André Leahun.

Classificação Etária: 14 anos

29/05 – QUINTA

MOSTRA DE CINEMA

CinEspaço – Shopping Miramar

(Rua Euclides da Cunha, 21. Gonzaga).

20h30: Sessão de Curtas

Classificação Etária: 14 anos

Uma carta para Heitor

Direção: Larissa Fernandes

Tempo: 15:18

2013 – Ficção – Cor

Sinopse: Após a descoberta de uma caixa com o passado dos pais, Beatriz fica em dúvida e sai em busca de uma resposta.

Enquanto ainda e tempo

Direção: Leandro Wenceslau

Tempo: 13:05

2012 – Ficção – Cor

Sinopse: Lucas e Caio são dois amigos inseparáveis. Mas por trás dessa amizade o que Caio não tem coragem de revelar à Lucas é um amor secreto que sente por ele. Mas a situação muda quando Caio descobre que vai se mudar com sua família para outro país. E no tempo que resta, eles tentam encontrar uma forma de expressar seus sentimentos um pelo outro.

A Caroneira

Direção: Otavio Chamorro e Tiago Vaz

Tempo: 19:31

2012 – Ficção – Cor

Sinopse: Uma mulher misteriosa em busca de vingança. Para enfrentar sua arquirrival, Eleolaine vai enveredar pelo crime e pela paixão para fazer justiça.

Poliamor

Direção: Zé Agripino

Tempo: 15 min

2010 – Documentário – Cor

Sinopse: Numa sociedade onde predominam valores afetivos monogâmicos, algumas pessoas escolhem um arranjo de relacionamento conhecido como Poliamor.

30/05 – SEXTA

APRESENTAÇÃO ARTISTICA

Vila do Teatro

(Praça dos Andradas, s/n – Centro).

21h: SARAU DA DIVERSIDADE da SANSEX em parceria com a CASA 3.

“Um sarau é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente.” O Sarau da Diversidade não será diferente, com expressões artísticas livres como dança poesia e musica e microfone aberto para uma discussão sobre a sexualidade e sobre o movimento LGBTT na Baixada Santista o Sarau promete ser um ponto de encontro entre esses movimentos para brindar a arte e estimular o desenvolvimento cultural acerca das questões da sexualidade.

Intervenções Artistas vão acontecer durante o SARAU DA DIVERSIDADE e durante todo o SANSEX, em parceira com a CASA 3, o SARAU DA DIVERSIDADE será um ponto de encontro da Mostra SANSEX, unindo militâncias para celebrar e discutir.

31/05 – SABADO

MOSTRA DE TEATRO

ESPAÇO CULTURAL TELMA DE SOUZA

(Av. Vereador Álvaro Guimarães, nº 396, Rádio Clube).

19h30: Cia Ohm de Teatro: Dentro de Mim Mora Outra

Classificação: 16 anos

CinEspaço

(Rua Euclides da Cunha, 21. Gonzaga).

21h: Sessão de Longa Metragem – São Paulo em Hi-Fi

hi_fi_gsize5

Brasil, 2013, 95´, Documentário

Direção Lufe Steffen

Tribal Club

(Frei Gaspar, 06- Centro Histórico).

23h: Festa SANSEX