Juicy Santos
Texto porJuicy Santos
Santos

Websérie gravada em Santos fala de HIV e homoafetividade

Neste Dia Mundial de Combate à Aids, o Juicy Santos te apresenta ao projeto de dois cineastas do Guarujá que estão envolvidos na luta por meio de sua arte.

A dupla Luis Fabiano Teixeira e Tiago Cardoso estreou, no fim de novembro, a  websérie + Próximos, que fala sobre HIV e homoafetividade de forma real e sensível.

A intenção é conscientizar as pessoas da importância do acolhimento às pessoas que vivem com o vírus, independente de gênero, raça ou classe social.

www.juicysantos.com.br - webserie mais próximos

A produção tem 5 episódios de aproximadamente 6 minutos cada.

Assista a + Próximos no YouTube

Daniel (Lucas Onofre) e Antônio (Renato Almeida) se amam, mas a condição do primeiro, que é soropositivo, coloca em xeque o futuro da relação. Entre os dois está Karina, melhor amiga de Daniel e também amiga de Antônio.

Tudo é abordado de forma respeitosa e direta, misturando suspense, drama, romance e uma pitada de comédia. E, claro, uma contrapartida social também: uso de camisinha, teste de HIV e relacionamento entre casais sorodiferentes.

Este é o primeiro episódio:

Leia também
A diversidade orgânica de Silvino

A websérie 100% independente foi gravada em Santos, entre os meses de julho e agosto de 2017.

“Mostramos uma Santos solar, bastante acolhedora, porque, nos anos 90, a cidade era uma das que mais tinha soropositivos, no Brasil. Nós íamos ao Gapa buscar material para fazer trabalhos de Ciências, então foi uma escolha afetiva mesmo e a cidade está o tempo inteiro dialogando com a história, foi um casamento perfeito”, diz Teixeira.

Uma curiosidade: a direção foi dividida entre as cidades de Guarujá e Amsterdam e feita via Facetime pelos dois.

“Infelizmente, falar de HIV ainda é tabu, no Brasil. Muitas vezes, o medo da rejeição e do preconceito empurra os soropositivos para um mundo de silêncio e escuridão, por isso acreditamos que tocar nesse assunto é uma forma de lançar luz sobre o debate e demonstrar acolhimento. De modo geral, a nossa mensagem é simples e direta: trazer essas pessoas para perto do coração e longe do preconceito, daí o nome + Próximos”.