Texto porLuiz Fernando Almeida

Personalidade da Noite: Jhullia Marques

Em 2011 eu ganhei um presente. Seu nome: Jhullia Marques. Há quase três anos trabalhamos juntos no espetáculo Dama da Noite (Eu, Ela e André Leahun) e tive o privilegio de poder conhecê-la melhor. Hoje, eu posso afirmar que ela tem sido uma das pessoas mais importantes nesses últimos anos.

Jhullia entende minhas piras, me acalma no camarim, me da tapa na cara quando é preciso e me faz rir todo santo dia. Sei lá, acho que às vezes Deus coloca umas pessoas no seu caminho de proposito e eu sou muito grato por ela ter aparecido na minha vida.

jhulliamarques120425__02-bdf

Foto: Adilson Felix

Essa taurina de 19 anos (risos infinitos), é uma das pessoas mais leais que conheci nos últimos anos. Uma profissional gabaritada que se joga de cabeça em todos os projetos que se envolve. Drag Queen, atriz, maquiadora, aderecista, são apenas algumas das atividades desenvolvidas por ela, que e perfeccionista ao extremo.

Leia também a entrevista com o DJ Raphael Rodriguez na série Personalidade da Noite

Posso afirmar que Jhullia, é uma das artistas mais exemplares que conheço. Disciplina é o seu nome. Tem pessoas que nascem pra brilhar, ela já nasceu estrela.

Confira nosso bate papo: 

Como nasceu Jhullia Marques?

Jhullia Marques nasceu em 23 de Fevereiro de 2000, em um concurso de Novos talentos idealizado e coordenado por David Marques, por isso o sobre nome Marques. Ganhei o concurso Drag Camaleão Mix Club, no ilha Porchat, em São Vicente, concurso este, que revelou vários outros talentos como Brunna Gabanna e as saudosas Letoya Pool e Mickely Cosmic. Desde então, iniciei minha carreira na noite, trabalhando em varias casas na Baixada Santista, São Paulo e mundo afora, como: Camaleão Mix Club, Bunker Club, Santa Mix, Xalé Prive, Ibiza Mix, Internet bar, Liquid Love, Massivo, So GO, Danger, Blue Space, Rainha Vitória, Planet G, Termas Lagoa, Pachá (Barcelona) Art Gallery (Barcelona e Tarragona) Amnesia (Ibiza), Vaca Loca (Itália) só para citar algumas.

Você é atriz, maquiadora, performer e tem vivencia internacional trabalhando a bordo de cruzeiros com shows. Você sente uma diferença muito grande no ramo do entretenimento entre o Brasil e os países em que esteve? Em que aspectos?

Nós, brasileiros, nos preocupamos mais com detalhes de adereços, figurinos e caracterização de personagens. As Drags europeias, ainda se espelham no filme Priscilla Rainha do Deserto. Tudo muito over, colorido. No Brasil as referências são as top models  das capas de revistas e editoriais de moda. Quanto mais próximo ao universo feminino uma Drag conseguir chegar a sua caracterização, melhor!  Quanto a cenários, efeitos de som e luz e grandes produções a Europa está à frente sem duvida alguma.

Quando começou a sua formação artística? Conte-nos um pouco a respeito.

Iniciei muito cedo, na escola em que estudava, organizando, decorando e coreografando tudo o que aparecia, tudo para não ficar em sala de aula limitada as aulas de química e física. Até na fanfarra da escola eu desfilava tocando prato!

Mas iniciei no teatro em 1996, no curso de formação básica para atores no SESI/ Santos e logo após, fui convidada a trabalhar em montagens com grupos que no momento eram referência no teatro Santista tais como: Grupo Palco (Yara Lo Martins) Cia Kabuk de Teatro (Egbert Mesquita) Cia Confraria dos Bobos (André Leahun) Cia Família Teatral (Telma e Delma Lima) realizando trabalhos incríveis atuando e maquiando, estes trabalhos me rederam muitas indicações e prêmios por Atuação e Maquiagem.

Você foi a ultima Miss Santos eleita pelo concurso oficial da cidade em 2012. Como e o reinado de uma Miss Gay?

Fui eleita Miss Santos 2012, tendo o grande orgulho e oportunidade de representar a minha cidade no Miss São Paulo Gay Oficial. Ser Miss, sempre foi um sonho. Todo aquele universo da beleza e moda mostrados nos concursos de Miss Brasil e Universo me fascinavam desde a infância, Sempre gostei de participar de concursos de beleza e assim conquistei títulos notáveis como o de Miss Word Competition 2002, Miss São Vicente 2002, Miss LGBT 2010 e títulos de Miss Luxo, Miss Simpatia e Miss elegância.

Ano passado, você ganhou o premio de Melhor Maquiagem com o espetáculo Dama da Noite no Festkaos, como é desenvolver este trabalho de maquiagem artística?

Além de atuar, maquiar é minha grande paixão! É o momento onde me desconecto de tudo e de todos, e me entrego de corpo e alma aos pincéis. E não é fácil! Além de dom e bom gosto temos que estar sempre antenadas as novas tendências e referências do mercado atual. Minha admiração por maquiagem iniciou- se nos camarins dos teatros, observando os trabalhos impecáveis do grande artista e profissional Fernando Pompeu, com quem tive o privilégio de estudar e posteriormente assistência-lo em diversas ocasiões.

Sua família acompanha seu trabalho de perto, seus pais assistem seus shows em casas LGBT. Como e essa relação com a família? Já sofreu preconceito?

Minha família sempre foi minha coluna de sustentação. Eles sempre me apoiaram e ajudaram em tudo, e até hoje é assim. Sempre que possível, minha mãe me acompanha em minhas apresentações, sejam no teatro ou em casas noturnas, sempre acompanhada dos meus tios, primos, vizinhos, é um circo! Quanto ao preconceito, nunca por parte da família (não que eu saiba) talvez tenha causado algum desconforto no prédio onde moro no início, mas para eles eu deixo o meu rastro de Givenchy nos elevadores, o que acontece da porta para dentro do meu apto quitado a vista é problema meu, não de vizinhos e sindico que, aliás, nem conheço. Essa sou eu!

 Você participou daquela polemica edição do Miss São Paulo em 2012 onde após o resultado anunciado, houve um quebra geral. Eu estava lá e você era uma das favoritas do publico. Sabemos de toda sua preparação para o concurso, como foi esse dia pra você?

Foi um dia bem difícil!  Diversos sentimentos se misturavam naquela noite tão esperada: felicidade, ansiedade, angústia, medo, desconforto e decepção.

O investimento é muito alto e o reconhecimento é precário. Um sonho destruído doeu mais que ter gasto alguns mil reais para que tudo fosse perfeito. O que mais me confortou após o concurso, foi ver meus amigos e familiares lotarem ônibus e estarem lá me apoiando e gritando meu nome e o nome da minha cidade.  E após o concurso, ler matérias em revistas, jornais e sites afirmando que eu era a candidata favorita ao título de Miss São Paulo Gay Oficial e que o resultado foi forjado. Eu quis participar para realizar mais um sonho, talvez o maior deles. Já passou, como tudo na vida passa menos a beleza, a interior é claro, essa me acompanhará para todo o sempre e estará sempre muito bem coroada, quem me conhece a fundo sabe!

O mercado para as Drags mudou bastante nos últimos anos. Como você analisa esse período em que poucas casas investem em shows?

É lamentável entrar nas boates e me sentir um figurante do filme Studio 54, famoso filme que retratava a fama e a destruição nas décadas de 70/80. As drogas tomaram conta do mundo, Os DJs e as cantoras são a bola da vez e todo o Glamour e as grandes produções se tornaram lembranças no youtube. Para você ser considerada tem que “rodar na roda” ou então nada feito! Ultimamente tenho assistido muito corujão National Geografic e focado no conforto do meu futuro. Preguiça, sabe? 

Ouvi dizer que você voltará a atuar no teatro. É verdade?

Recebi  dois convites, muito carinhosos, de pessoas que realmente acredito que seria maravilhoso trabalharmos juntos, mas a agenda esta bem complicada “Graças a Deus”, mas quero muito voltar aos palcos e isso acontecerá em breve! 

Fale-nos um pouco de sua relação com o carnaval. Esse ano você foi destaque na X9 e também atuou na equipe de aderecistas do Carnabonde. Desde quando existe essa paixão?

O carnaval é uma paixão nacional e comigo não seria diferente! Nasci ao lado da minha escola querida X-9, e toda a minha família foi e continuam envolvidos com o carnaval. Por trabalho me ausentei 11 anos do Brasil e agora estou retornando a fazer tudo àquilo que me alegra e satisfaz e o carnaval claro não poderia estar de fora. O ano que vem a pioneira X-9 retratará os seus 70 anos de tradição e glórias e vem com tudo em 2015. Aguardem!

Serviço

Jhullia Marques

Contato para eventos/hostess e make up: (13) 981317140

Email: [email protected]