Texto porLuiz Fernando Almeida

HBO tem nova série gay

Terminado o carnaval, vocês devem estar destruídos né?  A Baixada Santista estava lotada de gays, festas, blocos, escolas de samba e todo o agito que a comunidade gay adora. Eu, como já sou um quase quarentão, optei por um carnaval mais alternativo e fiz programas mais tranquilos.  Reservei um dos dias para assistir a primeira temporada da nova serie que tem causado burburinho chamada Looking”. 

série looking

Quase 40 anos após Harvey Milk iniciar a luta em prol da comunidade gay em São Francisco, na Califórnia, Looking, nova série da HBO, mostra a cena atual do cartão-postal GLS com a história de três amigos que vivem o drama que dá título à história.

A série estreou no Brasil no último dia 27 de janeiro e tem oito episódios na primeira temporada. Eu não tenho HBO em casa e fiquei sabendo da série através de um amigo, ainda em janeiro, mas não consegui assistir antes em função da agenda atribulada.

O tema central da série gira em torno dos relacionamentos gays e das dificuldades em se achar um parceiro. E convenhamos está cada vez mais difícil namorar decentemente na comunidade gay! Os valores estão invertidos. Existe uma ditadura da beleza na comunidade gay. O que conta é a aparência; jamais a essência. As relações também andam na velocidade da internet, tudo muito rápido, descartável e a série vai direto neste ponto no momento em que muitos gays têm questionado tudo isso.

O personagem central é Patrick (Jonathan Groff), um designer de videogames de 29 anos que não tem sorte no campo sentimental. Seu namoro mais longo durou pouco menos que cinco meses e ele é um daqueles viciados em aplicativos e redes sociais de relacionamentos, mas suas investidas não costumam render bons frutos. Dom (Murray Bartlett) é o mais velho do grupo e sofre com crise de idade por estar prestes a completar 40 anos e continuar solteiro. Já o aspirante a artista Augustín (Frankie J. Alvarez) é o único comprometido da trinca, mas passa a questionar a existência da monogamia dentro do universo gay ao se interessar por outros rapazes.

Muitos gays já torceram o nariz para a nova série por acreditarem que ela não se aprofunda de fato em temas como: direitos civis, promiscuidade, drogas e questões sociais, mas acontece que neste caso, tudo já este bem resolvido para as personagens. Eles sabem que são, conhecem todas estas problemáticas, mas a série esta centrada na busca de um companheiro e utiliza o humor para falar do assunto. E qual o problema nisso? Ainda existem muitos gays, como eu, que acreditam em relacionamentos estáveis.

A série mescla humor e momentos emocionantes e tem um elenco afinado que segura bem a onda com boas atuações. Embora eu não ache o roteiro nada demais, acho que vale a pena assistí-la, pois ela nos faz refletir sobre um dos questionamentos mais atuais na comunidade gay no mundo todo.

A HBO já anunciou uma segunda temporada de Looking o que é um bom sinal devido à baixa audiência nos EUA, mas a série obteve uma repercussão positiva na internet e o canal resolveu apostar.

Eu adoraria que as emissoras nacionais seguissem este exemplo e incluíssem series com temática gay em sua programação. Alias, se alguém resolver produzir eu já me candidato a um personagem ok?  Seria mais uma ferramenta para a normatização da comunidade LGBT junto à sociedade.

Se você , assim como eu, não assina a HBO, e possível assistir a serie na internet. Tem milhões de links legendados, só jogar no Google.

Pra quem quiser mais informações a respeito, tem também uma fan page brasileira no Facebook  https://www.facebook.com/LookingBrasil

Depois vocês me contam se gostaram?

Beaj