Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Curta santista Nome Provisório levanta debate necessário

  • 2
    Shares

Qual a importância do seu nome?

A pergunta pode parecer sem sentido, mas veja bem: antes mesmo do seu nascimento (e até da gravidez!), seus pais já pensavam em como você iria se chamar. Existem até livros com o significado de milhares de possibilidades.

Você pode nunca ter sentido o peso disso. Mas, para muita gente, esse é um motivo de sofrimento.

É sobre essa questão que Nome Provisório, curta metragem dos santistas Bruno Arrivabene e Victor Allencar, dialoga com o público.

Lançada em outubro, a produção segue em exibição por diferentes locais da cidade, com debates reflexivos ao final de cada uma delas.

171007__Nome Provisório__ONLINE_06__H264.00_01_07_11.Quadro009

Nome Provisório

Em 20 minutos, o vídeo narra o momento em que uma família festeja uma gravidez e, a partir dessa felicidade, fala sobre a descoberta do sexo do bebê, toda a expectativa familiar sobre um indivíduo e suas consequências.

Tudo isso a partir do ponto de vista de uma mulher transexual.

“Inicialmente, pensamos em abordar a questão de identidade e a importância que nome social para a pessoa trans. Conforme o roteiro avançou, entendemos que o filme abordava também outras vertentes”, explicam.

A sensibilidade passada pelo trabalho é resultado do cuidado que os cineastas tiveram. Como nenhum dos dois pertence ao universo transgênero, a equipe contou com o suporte e conselhos da atriz Renata Carvalho. Segundo relatam, a representatividade garantiu um mergulho e compressão maior do tema e responsabilidade.

Vale ressaltar que a atriz que protagoniza o filme também é trans!

“Ter hoje um ator cis, interpretando uma personagem trans, é ultrapassado e até mesmo ofensivo. Não cometer esse equivoco foi entendido pela equipe como o mínimo e obrigatório a se fazer”, explicam.

Desde a estreia do trabalho, que aconteceu no dia 11 de outubro, algumas exibições já aconteceram e mostraram a importância desse cuidado. Em todas elas, o filme gerou discussões sobre a violência velada, debates sobre a importância da afirmação de identidade, machismo, a expectativa familiar sobre filhos…

171007__Nome Provisório__ONLINE_06__H264.00_05_54_13.Quadro005

As exibições de Nome Provisório pela cidade continuam acontecendo e você pode ver as próximas datas na pagina lá no Facebook. O curta seguirá carreira por festivais de cinema, mostras, e exibições especiais a partir de 2018 e, mais adiante, deverá ser disponibilizado online gratuitamente.