Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Três dias dedicados à inclusão em Santos: confira o que vai rolar

Não há dúvidas, você certamente conhece alguém que tem alguma deficiência. Aliás, talvez você mesmo tenha uma, pois cerca de 25% da população brasileira hoje vive com algum tipo de condição “especial”, de acordo com dados do IBGE. Ainda assim, a inclusão segue como um assunto delicado por aqui.

Os estabelecimentos não estão prontos para receber todo mundo. E, infelizmente, nem mesmo as escolas.

É por isso que, na próxima semana, teremos três dias dedicados à inclusão em Santos. Entre 7 e 9 de outubro, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebe o II Workshop para o ensino inclusivo e a III Feira da Bio.Inclusão.

juicysantos.com.br - Três dias dedicados à inclusão em Santos

Três dias dedicados à inclusão em Santos

Ambos os eventos aconteceram também no ano passado. E quem foi pode confirmar: fizeram sucesso. A iniciativa é do pessoal projeto Bio.Tátil e conta com parceria da Unesp (São Vicente) e da Unisanta.

De acordo com os responsáveis, a ideia é que nesses três dias dedicados à inclusão em Santos seja possível promover a formação de recursos humanos e a disseminação de conhecimento. Assim, vamos melhorar a compreensão de situações que nos cercam, por meio de estratégias inclusivas.

juicysantos.com.br - Três dias dedicados à inclusão em Santos

Para isso, a programação gratuita conta com palestras, mesas redondas, apresentações culturais e oficinas com profissionais e especialistas.

Neste ano, o tema central de ambos se chama Diversidade: a diferença é que nos une.

III Feira da Bio.inclusão

Primeiramente, na segunda-feira (7 de outubro), acontece a Feira da Bio.inclusão. O evento será das 13 às 17 horas e é uma oportunidade para conhecer projetos incríveis. Entre os stands confirmados estarão temas como, por exemplo:

  • Projeto Uça
  • Terra – O planeta em que vivemos
  • A fauna e a flora do Brasil
  • Os predadores do mar
  • Melanina, a cor importa?
  • MIBIM (Museu Itinerante de Biologia Marinha)

Além disso, nesse espaço também há exposição de quatro ONGs: BioPesca, Mantas do Brasil, Meros do Brasil e o Projeto Albatroz.

II Workshop para o Ensino Inclusivo

Nos dois dias seguintes, o evento continua com o II Workshop para o Ensino Inclusivo. Ou seja, serão dois dias de palestras e mesas redondas de assuntos mega pertinentes e necessários. Se você pertence à área da educação, vale a pena colocar o máximo possível na sua agenda.

Entre os ensinamentos compartilhados nos dois dias estão:

  • Educação científica inclusiva e o desenvolvimento social da pessoa com deficiência visual
  • Passarinho, que som é esse? O uso do aplicativo BEM-TE-OUVI para a observação de aves para pessoas com deficiência visual
  • Inclusão ao inverso: O esporte utilizado como ferramenta de empoderamento, autonomia e protagonismo
  • Educação Indígena
  • A diversidade dentro do ambiente escolar

Para participar do workshop, existe uma taxa de R$ 20. E o pagamento pode ser feito através de transferência bancária. Todas as informações sobre as inscrições, assim como detalhes de cada uma das falas citadas, estão disponíveis no site do evento.

A Unisanta fica na Rua Dr. Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão.