Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Painéis debatem o feminicídio na Baixada Santista no Sesc Santos

  • 88
    Shares

O feminicídio na Baixada Santista será o tema das próximas semanas no Sesc Santos.

Isso porque nas quartas-feiras, 20 e 27 de março, oprojeto As Mulheres Contam promove dois painéis sobre o tema. Em ambas as datas, o evento têm início às 19h30 e deve se prolongar até às 21 horas. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição.

Painéis debatem o feminicídio na Baixada Santista

juicysantos.com.br - Painéis debatem o feminicídio na Baixada Santista

De acordo com o coletivo Contar é Preciso, foram utilizado dados do próprio noticiário para chegar à uma terrível conclusão: o número de assassinatos de mulheres aumentou. Apesar disso, os crimes ainda são tipificados como homicídio doloso. Quando, na verdade, a motivação é a condição do sexo feminimo.

Por isso, o coletivo decidiu contar as histórias de mulheres que tiveram a vida tirada pela violência doméstica. No próximo dia 20, a ação traz a história da empresária e paisagista Elaine Caparróz. Que, em resumo, ela foi agredida pelo namorado durante 4 horas. A atividade também apresenta as falhas dos noticiários que, às vezes, colaboram para atenuar a responsabilidade do agressor e até culpabilizar a vítima.

Já no dia 27, o objetivo é falar sobre como casos como esses podem ser culturais.

Quarta-feira, 20 de março, às 19h30

O painel A história delas – Repaginando o noticiário policial sobre o feminicídio fala sobre como a cultura machista ameniza e conta notícias sobre feminicídio. O evento terá a participação do coletivo Vias – Comunicação Combativa.

Quarta-feira, 27 de março, às 19h30

Em De Rapunzel até nossos tempos é feita uma análise de alguns contos clássicos que colocam a mulher dependente da boa vontade alheia.

Ficou interessada? Então coloque na sua agenda e avise outras minas sobre os painéis. A participação é gratuita e não há necessidade de fazer inscrição com antecedência. A atividade acontece na sala 2 e não indicada para menores de 14 anos.

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.