5 personagens deficientes que fazem sucesso na TV

  • 11
    Shares

Se o cinema rendeu uma lista tão bacana com filmes que retratavam personagens deficintes nas telonas, por que não fazer o mesmo com séries? Afinal de contas, a TV está dando uma canseira nos grandes estúdios com produções de qualidade, elencos estrelados e orçamentos polpudos.

Neste post, você encontrará 5 séries que, de alguma forma, representam a pessoa com deficiência. E, amiguinhos, TEM DE TUDO. De super herói até nobre da fantasia medieval. Ou seja, um prato cheio para todos os públicos.

Listamos 5 personagens deficientes que fazem sucesso na TV

1. Reasonable Doubts (1991)

Como é comum em minhas recomendações, não poderia faltar uma velharia, não é?

A minha dica do fundo do baú é esta produção dos anos 1990, que mostra Tess Kaufman, uma promotora que precisa lidar com os mais diferentes casos criminais, trabalhando junto com o detetive Dickie Cobb, policial linha dura daqueles que estamos acostumados a assistir em milhares de filmes e séries.

E essa produção seria mais uma como tantas outras da época, se não fosse por um detalhe. Tess é deficiente auditiva, assim como Marlee Matlin, a atriz que a interpretou durante as 3 temporadas.

Marlee é uma premiada atriz norte americana, com um Oscar, um Globo de Ouro e algumas indicações ao Emmy.

2. Game of Thrones (2011)

Possivelmente a obra de fantasia medieval mais famosa de todos os tempos, depois de Senhor dos Anéis.

A história escrita por G.R.R. Martin e magistralmente reproduzida na série criada pela HBO conta a saga de poderosas famílias que tecem o destino de um reino corrupto, em que a magia sumiu junto com os dragões.

Neste enredo, conhecemos Tyrion Lannister, um personagem anão que, apesar de ter nascido em uma poderosa família, precisa lidar com os preconceitos e estigmas que a deficiência traz.

Com um incrível carisma e inteligência, o personagem, assim como o ator Peter Dinklage, premiado com o Emmy de Melhor Ator pelo personagem, vão ganhando o carinho do público, por seus planos complexos e personalidade sarcástica.

3. Demolidor (2015)

Nós estamos na era dos heróis no cinema e na TV. Por isso, nada mais justo que a versão atual de Demolidor estar nessa lista.

Criado por Stan Lee e Bill Everett na década de 60 para a Marvel, o personagem já teve uma versão cinematográfica no início dos anos 2000. No entanto, foi apenas em sua série produzida pela Netflix que o herói conseguiu alcançar a qualidade (e as nuances) que os fãs já conheciam pelas páginas de quadrinhos clássicos como O Homem sem Medo e A Queda de Murdock.

Matt Murdock reúne habilidades físicas e sensoriais fora do comum, com um pequeno detalhe: é cego. Lee relatou em entrevistas que desenvolveu o personagem analisando as incríveis habilidades auditivas e de percepção que os deficientes visuais têm.

Ainda na infância, Murdock se envolve em um acidente no qual componentes químicos caem em seus olhos. O que poderia ter só cegado o menino (ou matado) deu incríveis reflexos ao rapaz. E, anos mais tarde, ele acaba se tornando o guardião de Hell’s Kitchen, como o Demolidor.

4. Speechless (2016)

Se pensa que a história de um deficiente físico e sua família só poderia ser retratada através de um drama super denso, é sinal de que você não conhece os DiMeo. Com 3 filhos, o casal Maya e Jimmy têm que conciliar as necessidades de seu filho mais velho JJ, que tem paralisia cerebral e os seus outros dois filhos mais novos, Dylan e Ray, que são “normais”.

Através de um humor leve, essa série trata de inclusão como nenhuma outra produção que eu já tenha visto. Excelente para todos entenderem um pouquinho melhor este tema.

Micah Fowler, que interpreta JJ, é portador de paralisia cerebral e atua desde os 5 anos de idade.

5. The Good Doctor (2017)

www.juicysantos.com.br - 5 personagens deficientes que fazem sucesso na TV

Shaun Murphy é um jovem médico cirurgião que começa a fazer residência em no Hospital San Jose St. Bonaventure, referência em cirurgias. O que parecia apenas uma série médica como outras tantas que tem por aí revela-se um pouco diferente.

Isso porque Shaun sofre de autismo e savantismo. Isto é, ele tem um incrível talento. Porém sofre todas aquelas limitações comuns para um autista. E é neste contexto que o personagem precisa lidar com a descrença de seus colegas, enquanto mostra suas habilidades e seu desejo em ajudar as pessoas.

The Good Doctor mostra uma interessante visão de uma área que sempre prezou pelas habilidades detalhistas de seus profissionais. Esta série é uma versão ocidental de uma série sul-coreana de 2013.

Diferentemente de nossa lista com filmes com personagens deficientes, aqui podemos encontrar alguns casos onde os próprios atores são portadores de deficiência física. Eles têm papéis importantes nas tramas.

Será que a TV está mais aberta à diversidade de personagens deficientes do que o cinema?

Se você lembrou de alguma série legal que investe na diversidade e na equidade para contar boas histórias com personagens deficientes, deixe a dica aqui pra gente nos comentários!