5 lembranças de quem ia na Planet Z

Ah, os anos 90… Quem viveu essa época aqui em Santos com certeza se lembra da Planet Z.

A danceteria, aberta em 1996 (eu tinha 14 aninhos!), era o ponto de encontro da galera que gastava a sola de seus Keds ao som das 7 melhores da Jovem Pan.

Se você cresceu nesse período, vai viajar comigo nessas memórias de quando era adolescente.

www.juicysantos.com.br - planet z em santos

Me lembro de encontrar com as minhas amigas na casa de uma delas, a Patrícia, que morava quase ao lado da Planet, finalizar a escova e dar aquela olhada pra ver se a fila já estava na escadaria do Edifício Glória antes de descer.

Eu sempre curti mais rock em termos de música, mas todo mundo que era alguém em Santos ia lá. As opções não eram muitas, porque nessa época os bares de rock acabavam sendo o reduto do pessoal mais velho, e eu não conseguia entrar. Então, o único jeito de sair à noite era ir pra Planet. Além disso, por ser perto da casa da minha amiga, ficava mais fácil convencer os meus pais a deixarem…

Aproveitando o clima de nostalgia, resolvi postar aqui 5 lembranças de quem frequentou a Planet Z nos anos 90!

1. As escadarias

www.juicysantos.com.br - planet z edifício gloria
Ontem, balada. Hoje, igreja.

Antes de entrar na balada, a galera se aglomerava na escadaria que vinha antes da porta. Me lembro claramente que a noite começava bem mais cedo que hoje. Quando era 23 horas todo mundo já tinha entrado e estava dançando.

A paquera começava a rolar ali mesmo.

O bom era que o local era coberto – então não tinha risco de estragar a escova do cabelo.

2. As músicas

Você com certeza arriscou passinho ao som daquele remix de Don’t Speak do No Doubt. Ou então gritou “minha músicaaaaaa!” quando ouviu o “sha-lalalalalalaaa ah-hã” de Mr. Jones.

O pop da época tinha coisas bem trash e que ficaram datadas, como os remixes da Céline Dion nos CDs da Jovem Pan. Mas também nos presenteou com Oasis, Alanis Morrissette, Smashing Pumpkins, Garbage, Radiohead, o acústico dos Titãs, Cranberries, só pra citar alguns. (E AS SPICE GIRLS, FLÁVIAAA!?!?!)

Na Planet Z, o foco era mesmo a dance music e chegava até a rolar EDM mais alternativa – eu me lembro claramente de dançar com Prodigy e Underworld naquela pista. Eu também amava quando tocava o remix de Missing, do Everything But The Girl.

E, gente, teve até show do NOFX lá!

Leia mais sobre a história da Planet Z no Melhor de Santos

3. A tiroleza

Perguntei pro meu marido “qual é a primeira coisa que você lembra da Planet Z?” e ele não pensou duas vezes: a tiroleza! GENTE! Era uma tiroleza no meio da balada!

Nunca fui. #frustração

Todo mundo dizia que era legal pra caramba!

Se você foi e curtiu, deixa um depoimento pra gente.

4. A moda

Em algum lugar do passado longínquo de 1997, a moda era moletom do Hard Rock, legging corsário e babuche de madeira. Não podemos esquecer das camisetas fluor da Pakalolo e vestidos baby look da Print Rip do Miramar (que, aliás, era o shopping onde a gente ia comprar convite antecipado pras festas). Tudo que saía na Capricho era must-have.

www.juicysantos.com.br - moda anos 90

Tomava tombo, mas com estilo

Para os meninos (que sorte deles), as roupas não eram muito diferentes do que se usa hoje, com destaque pra calça cargo SUPER LARGA e litros de gel no cabelo.

Se não me falha a memória (gente velha de 33 anos tem esse problema), não podia entrar na balada de boné.

As meninas todas tinham o cabelo cortado à la Rachel do Friends, todo em camadas. #chique

Sim, era brega. Sim, a gente amava.

5. Filhos do Sol

Essa época também era o auge da lambaeróbica, uma dança muito ~sensual~ que todo mundo queria imitar. Sucesso nas academias, foi transportada para o palco da Planet com o grupo Filhos do Sol, que tinha meninos e meninas de corpo sarado que dançavam MUITO!

Hits de É o Tchan, Tchakabum, Banda Eva, Cheiro de Amor e demais genéricos daquela época embalavam as apresentações, que eram o ponto alto das noites da galera na Planet.

Este post é dedicado às minhas amigas Patrícia Cunha e Luciana Ayub