Texto porLudmilla Rossi
Santos

O Curta Santos está chegando

Antes de falar da chegada do Curta Santos que rola no próximo dia 13 de setembro, preciso elogiar esse cartaz do festival que ficou magnífico. A Vênus de Boticcelli do Thiago Cóstackz ficou a cara do festival e Toninho Dantas deve estar batendo palmas e dando gritinhos nesse instante.

A nova edição do Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens é dedicada “Para Todas as Mulheres do Mundo”, e concentra boa parte de suas homenagens a elas.

Vale lembrar que esse era o tema do festival do ano passado (8ª edição), mas os planos mudaram devido ao falecimento do diretor do festival, o querido Toninho Dantas. Sabendo que essa temática era uma grande vontade e desejo do Toninho, os competentes Junior Brassallotti e Ricardo Vasconcellos mandaram ver e nos presentearam com esse lindo cartaz. As atrações e homenagens também prometem muitas emoções.

O Curta Santos acontece entre os dias 13 e 17 de setembro de 2011. Da abertura ao encerramento será possível acompanhar, além das sessões de curtas, médias e longas-metragens, oficinas, mesas-redondas e debates com profissionais da área.

A mestre de cerimônias da Gala de Abertura é a atriz Elke Maravilha, com extensa carreira no cinema nacional. Começou em 1970 em “O Salário Mínimo”, de Adhemar Gonzaga.

A patronesse da 9ª edição do festival é a atriz Etty Fraser, que tem mais de 50 anos de carreira no cinema e nos palcos brasileiros. Em 1965, atuou no filme “São Paulo S.A.”, de Luís Sérgio Person. Também esteve em ‘Diabólicos Herdeiros’ (1971), de Geraldo Vietri, e ‘O Homem do Pau-Brasil’ (1982), de Joaquim Pedro de Andrade. Na televisão, a atriz passou por quase todas as emissoras brasileiras.

O Troféu Lilian Lemmertz será entregue à atriz Christiane Torloni, por seu trabalho no cinema nacional e na televisão. Atualmente no elenco da novela da Rede Globo, ‘Fina Estampa’, Christiane tem extensa carreira no cinema brasileiro, tendo trabalhado com diretores como Bruno Barreto, Walter Hugo Khouri e Guilherme de Almeida Prado.

Quem leva o Troféu Chico Botelho, entregue a jovens cineastas que contribuem para o enriquecimento do cinema brasileiro, é a diretora Laís Bodanzky. Responsável por filmes como ‘As Melhores Coisas do Mundo’ (2010), ‘Bicho de Sete Cabeças’ (2001) e ‘Chega de Saudade’ (2008), obras imperdíveis do cinema acional. Sou fã do trabalho da Laís, tenho orgulho de conhecê-la pessoalmente e de trabalhar para ela no nobre projeto Tela Brasil.

A atriz, diretora e produtora Nydia Licia é a Dama das Artes do 9º Curta Santos. A homenagem ocorre durante a Gala de Abertura. No currículo, ela acumula mais de 70 trabalhos no teatro brasileiro, nos palcos e bastidores, além de presenças marcantes no cinema e na televisão.

Estou ansiosa! Bora prestigiar?