Texto porJuicy Santos
Santos

Jovens das Oficinas Querô mostram curtas no Cine Roxy

Depois de 1 ano de atividades com jovens e interessados em cinema e audiovisual, o Instituto Querô realiza amanhã (10 de dezembro) sessão especial no Cine Roxy. Na ocasião, serão apresentados os curtas-metragens produzidos pelos jovens ao longo de 2013.

Alguns dos temas escolhidos para os filmes ajudam a registrar a história da cidade de Santos, como o documentário “Máquina do Tempo”, que relembra momentos dos motorneiros do Bonde.

Jovens das Oficinas Querô mostram curtas no Cine Roxy

Entre as produções, também está a ficção “Tiros”, com participação de atores como Maxwell Nascimento (protagonista do longa metragem Querô), Carlos Meceni e Cláudia Assunção.

Além dos curtas metragens, também serão apresentados os dois mini metragens vencedores do Querô na Escola de Santos e Cubatão. As produções foram realizadas por alunos das escolas públicas das duas cidades por meio do projeto que leva o audiovisual para a sala de aula.

Vai ser às 20 horas, no Cine Roxy 5, que fica na Avenida Ana Costa, 443, no Gonzaga.

O que é o Instituto Querô?

Em 2004, o cineasta Carlos Cortez e a produtora Gullane iniciaram pesquisa nas áreas mais carentes da região portuária de Santos para compor o elenco jovem do longa metragem “Querô”. Durante um ano de pesquisa, mais de 1200 jovens participaram de testes e 40 deles foram convidados a integrar o elenco do filme. Para participar, eles foram capacitados por meio das Oficinas Querô de preparação de elenco.

Após as filmagens do longa metragem, estimulados pelos talentos descobertos, a Gullane Filmes, junto ao UNICEF, desenvolveu um projeto de continuidade, criando as Oficinas Querô – empreendedorismo e cidadania por meio do cinema. Com o apoio da Prefeitura de Santos, Sesc e Unisantos, as Oficinas chegam, hoje, aos sete anos de trabalho, oferecendo capacitação audiovisual ao jovens, produzindo filmes vencedores de prêmios em diversos festivais de cinema no mundo.

By: Rachel Munhoz