Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Exposição no Museu do Surf conta a história do biquíni

Ele já causou muito furor nas praias de todo o mundo e hoje é item fundamental do nosso guarda-roupa. O biquíni representa muito mais do que um pequeno pedaço de tecido. É símbolo da libertação feminina e da sensualidade brasileira.

Embora a peça tenha origens no Império Romano,foi apenas depois da I Guerra Mundial que as mulheres se sentiram confiantes para usar trajes de banho. Surgia assim o maiô. Seu irmão mais ousado pegou o mundo de surpresa nos anos 40, quando Louis Réard, estilista francês, separou as duas peças. O nome veio dos testes com bombas nucleares feitos pelos norte-americanos no Atol de Bikini, no Oceano Pacífico.

Biquini através das décadas

Dos primeiros modelos, feitos de lã e que cobriam até as canelas das mulheres, até o fio dental que invadiu as praias nos anos 80, a moda praia evoluiu e hoje é o carro-chefe da moda nacional lá fora.

O Museu do Surf recebe de hoje até 31 de março uma exposição com 15 réplicas que contam a história do biquíni. Os modelos foram confeccionados por 38 costureiras da Cooperativa Costurando o Amanhã, da Vila Gilda. A mostra é uma iniciativa da Coordenadoria Municipal de Políticas para a Mulher.

Serviço:

O Museu do Surf fica no Parque Municipal Roberto Mário Santini, na Avenida Presidente Wilson, em frente ao número 169.