Exposição em homenagem aos imigrantes no Museu do Café

Até o dia 9 de novembro, o público poderá visitar a exposição Imigrantes do Café, que retrata o cotidiano dos trabalhadores das lavouras cafeeiras no estado de São Paulo. 

Imigrantes do CaféImagem: Divulgação

Uma parceria entre a instituição e o Museu da Imigração, a mostra traz para a cidade fotografias, objetos, textos e depoimentos. Todos são fruto de uma curadoria compartilhada entre os museus.

“A exposição traz objetos que mostram o roteiro que o imigrante percorria desde o porto, até ir para as plantações. Enquanto o imigrante chegava ao Brasil para uma nova vida, as sacas de café eram destinadas à Europa pelo mesmo local, o Porto de Santos, e utilizamos materiais de acervo para ilustrar isso,” explica a coordenadora técnica do Museu do Café, Marcela Rezek.

Também fazem parte do acervo 6 depoimentos do projeto História Oral. Em áudios, imigrantes de diversos países – que trabalharam por aqui entre 1910 e 1920 – contam um pouco de suas experiências.

A exposição fica aberta durante o horário de funcionamento do Museu do Café, que é das 9 às 17 horas, de terça a sábado e das 10 às 17 horas aos domingos. Os ingressos custam R$ 6, com exceção dos sábados, quando a entrada é gratuita. Estudantes e idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, têm direito a meia-entrada.

O museu fica na rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos