Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Bloomsday em Santos

Comemorado na Irlanda (e depois em todo o mundo) no dia 16 de junho, o Bloomsday é uma homenagem ao clássico da literatura Ulisses, de James Joyce.

O Bloomsday em Santos terá programação especial na Realejo Livros.

marilyn monroe reading james joyce

A casa receberá, em seu andar superior, os escritores Manoel Herzog, Ademir Demarchi e Flávio Viegas Amoreira, que celebrarão a obra em um bate-papo com o público. O trio também vai interpretar trechos de Ulisses. Para tornar a festa completa, o sábado marcará o retorno da famosa cerveja irlandesa Guinness à livraria. O evento começa às 19 horas e é gratuito.

“Ulisses” é a odisseia do personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904 e é considerada um dos marcos da literatura contemporânea ocidental.

A Realejo recebeu recentemente a nova tradução do livro, pela Cia. das Letras e, especialmente no dia do evento, venderá os exemplares a preço promocional (de R$ 47 por R$ 42).

Manoel Herzog, que mediará o encontro, traçará um paralelo entre a Odisseia de Homero, e o Ulisses, de Joyce; Leopold Bloom enquanto herói, ou anti-herói, moderno; o mito de que o Ulisses seria o fim do romance; o dia 16 de junho, iniciação sexual de James Joyce com Nora; as traduções em português do Ulisses; a dificuldade de tradução do autor Joyce. Ademir Demarchi lerá trecho do “Ulisses”, cartas de Joyce a Nora e do texto “Giacomo Joyce”, traduzido por Paulo Leminski. Flávio fará uma leitura poética de trechos da obra.

No mesmo dia, acontece a partir das 18h30, a happy hour musical com Edinho Godoy e Theo Cancello, na calçada em frente à livraria. Mais cedo, às 15h, rola lançamento do livro “Santos 100 anos, 100 jogos, 100 ídolos”, escrito pelos especialistas em futebol Celso Unzelte e Odir Cunha.

Imperdível, hein?

A Realejo Livros fica na Rua Marechal Deodoro, 2, Gonzaga.